THE RIKBAKTSA PEDAGOGY

KNOWLEDGE AND PRACTICES IN SOCIOEDUCATIONAL PROCESSES

Authors

Keywords:

Ethnomathematics, Indigenous education, Educational Action

Abstract

The work is an excerpt from a Master's research that aimed to identify and understand the socio-educational processes (generation, systematization, and dissemination) of the Rikbaktsa people, their relationship with mathematical knowledge, and their school environment. The ethnographic methodological process, aligned with Dambrosian thoughts, addressed the currents of ethnomathematics, exploring the diversity in the production of mathematical knowledge and its dissemination in different cultural systems. We bring together anthropological, educational, and political aspects, converging them with cultural elements and grounded in the principles of Freirean thought, focusing on the daily life of the Rikbaktsa. Thus, a connection is established between being, knowing, and doing, permeated by the mastery of nature, the extraction of products for survival, the crafting of artifacts, and the composition of rites, myths, and ceremonies.

Author Biographies

Elani dos Anjos Lobato, UNEMAT

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004) e graduação em LETRAS pela Fundação Universidade do Tocantins, UNITINS (2011). Com Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT (2012). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Campus Deputado Estadual Renê Barbour - Barra do Bugres/MT. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT),sediado na Cidade Universitária do Campus Universitário de Cáceres - MT.

Mônica Taffarel, Universidade Federal de Mato Grosspo do Sul - UFMS

Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (2018) pela UNEMAT - Campus Barra do Bugres/MT. Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas - Paraná - FACIPAL (2002), especialização (2003) em Matemática na área de Ciências Exatas na mesma instituição de ensino. Desde 2007 é professora efetiva no estado de Mato Grosso no município de Juína, atuando em escolas estaduais de ensino fundamental e médio, ministrando aulas de matemática. Foi professora formadora no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso - CEFAPRO, nos anos de 2009, 2010, 2015, 2016 e 2017. Atualmente é professora na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, ministrando aulas de matemática nas turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Victor Luiz Duarte Rigotti, Professor da Educação Básica SEDUC/MT.

Sou professor e pesquisador na área da educação básica, principalmente na rede estadual com a disciplina de Biologia. Concluí o mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UNEMAT Campus de Barra do Bugres em 2019. Atuei com ensino superior na formação inicial docente do curso de Ciências Biológicas do IFMT Campus Juína com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e com a Residência Pedagógica (RP) em escolas públicas. Nos anos de 2022 e 2023 fiz duas disciplinas no Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT, para o aperfeiçoamento profissional como aluno especial. Busco pesquisar com os temas: práticas pedagógicas em biologia e ciências da natureza, relações étnico raciais e religiosas, bem como as políticas públicas educacionais e formação (inicial) docente. Atuei como formador de Ciências da Natureza da Coordenadoria de Formação Continuada (COFOR) da Diretoria Regional de Educação de Várzea Grande (DRE/VG) e posteriormente como ponto focal de todas políticas que envolvem o Ensino Médio da Diretoria Regional Metropolitanal, situada em Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso. ORCID https://orcid.org/0000-0001-7363-9719

Published

2025-08-08

How to Cite

dos Anjos Lobato, E. ., Taffarel, M., & Duarte Rigotti, V. L. (2025). THE RIKBAKTSA PEDAGOGY: KNOWLEDGE AND PRACTICES IN SOCIOEDUCATIONAL PROCESSES. Identidade!, 30(1), 189–204. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3483