RETRATOS DE FAMÍLIA

Estudo sobre as influências do nível de escolaridade dos pais na formação escolar e humana dos jovens e adultos da EJA, do município de Redenção/CE

Authors

  • Tiago M’boto
  • Sara Gomes
  • Luís Carlos Ferreira

Keywords:

Escolaridade dos pais, Educação de Jovens e Adultos, Interdisciplinaridade, Formação

Abstract

A modalidade de educação de jovens e adultos é especificidade da educação básica voltada aos que não permaneceram na escola e/ou foram desistentes/excluídos na idade regular ou na idade própria de criança ou jovem. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento cujo propósito consiste em analisar, na perspectiva interdisciplinar e intergeracional, a relação entre o nível de escolaridade dos pais/responsáveis dos estudantes matriculados no Ensino Fundamental as influências e os impactos no processo de formação humana e social dos estudantes-matriculados na EJA, no município de Redenção, localizado na região do Maciço de Baturité, no interior do Ceará. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa do tipo descritivo-interpretativa, cuja coleta dos dados in loco, nas escolas de ensino médio da região, tem sido feita por meio de entrevista semiestruturada somada a observação e o levantamento de dados e documentos. A análise descritiva e interpretativa dos depoimentos deixados pelos entrevistados tem permitido discutir as categorias de análise mais recorrentes. Dos achados preliminares, destaca-se que a escolarização dos pais de jovens e adultos pode gerar efeitos positivos para o retorno e a permanência na escola assim como no desejo desses estudantes ampliarem a formação com a aquisição do certificado.

Published

2024-09-09

How to Cite

M’boto, T. ., Gomes, S., & Ferreira, L. C. (2024). RETRATOS DE FAMÍLIA: Estudo sobre as influências do nível de escolaridade dos pais na formação escolar e humana dos jovens e adultos da EJA, do município de Redenção/CE. Identidade!, 29(Especial), 104. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3189

Issue

Section

EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO