DA BASE AO CAMINHO DA ASCENSÃO

Trajetórias de estudantes negras da Unilab-Ceará

Authors

  • Nayra Hevily de Oliveira Silva
  • Jacqueline da Silva Costa

Keywords:

Mulher negra, trajetória, ascensão social

Abstract

Antes de iniciar está escrita, matutei em como colocar em palavras, o que sinto no desenvolver desta pesquisa e de antemão, até mesmo antes que ela ganhe o seu desfecho, é uma sensação de satisfação, poder escrever sobre e a partir das minhas. Quando iniciei nessa jornada, me sentia um tanto confusa sobre minha identidade, logo, este projeto nasce para dar norte a tudo aquilo que hoje faz sentido para mim, como uma mulher preta. A pesquisa “Da base a ascensão: trajetórias de estudantes negras da Unilab, Ceará”, surge como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vinculado a UNILAB e sob orientação da Profa. Jacqueline Costa. A escrita parte da inquietação em relação a como se dá as trajetórias dessas estudantes sobre as suas bases; classe, raça e gênero, ademais, tem como objetivos analisar as trajetórias de vida dessas estudantes tendo como alicerce suas “Escrevivências” e o que seria ascensão social a partir do que elas identificam, haja vista que, estamos na base dessa pirâmide social, assim como discorre bell hooks em Teoria Feminista, na qual a autora diz que estamos a baixo de mulheres brancas, homens brancos e homens negros. Através da pesquisa qualitativa, a metodologia usada é de relatos de experiências, tendo como base teórica o conceito de “Mobilidade Social” de Nelson do Valle e “Escrevivências” de Conceição Evaristo, refletindo que, para se pensar a temática, é preciso falar da hierarquia de classes, raça e cor.

Published

2024-09-09

How to Cite

Hevily de Oliveira Silva, N., & da Silva Costa, J. . (2024). DA BASE AO CAMINHO DA ASCENSÃO: Trajetórias de estudantes negras da Unilab-Ceará. Identidade!, 29(Especial), 52. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3129

Issue

Section

LITERATURA NEGRA, FEMINISMO NEGRO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>