NARRATIVAS DE UM ACADÊMICO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

UM OLHAR PARA O MARUANUM E A ETNOMATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Maruanum, Louceiras, Saberes Culturais, Fazeres, Etnomatemática

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de vivência ocorrido na comunidade do Maruanum entre os dias 24 de julho e 09 de dezembro de 2023 por um bolsista de iniciação científica do CNPq que é discente do Instituto Federal do Amapá - IFAP, campus Macapá, da turma de licenciatura em matemática. O objetivo foi investigar a mulher negra na construção de sua liberdade artística, religiosa, sociocultural e financeira, por meio da confecção das louças do Maruanum e sua contextualização para a matemática escolar. O relato traz um pouco do que o discente pôde presenciar na comunidade em articulação com as experiências adquiridas por ele.  O discente teve a oportunidade de conhecer a comunidade de louceiras do Maruanum e interagir com elas, em um encontro traçado e orientado em roda de conversa. Conclui-se que é possível contextualizar os conceitos matemáticos escolares por meio dos saberes e fazeres das louceiras.

Biografia do Autor

José Raimundo Costa Tavares Bisneto, Instituto Federal do Amapá

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal do Amapá - IFAP, Macapá, Amapá, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Mônica Mesquita, Universidade NOVA de Lisboa

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora Investigadora da Universidade NOVA de Lisboa.  Lisboa, Portugal.

Downloads

Publicado

08/08/2025

Como Citar

Costa Tavares Bisneto, J. R. . ., Nascimento de Mattos, S. M., & Mesquita, M. (2025). NARRATIVAS DE UM ACADÊMICO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA : UM OLHAR PARA O MARUANUM E A ETNOMATEMÁTICA. Identidade!, 30(1), 133–151. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3480

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)