A DIDÁTICA LÚDICA DE EXU

UMA APROXIMAÇÃO À EXUBERÂNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA CONFORME RETRATADA NO ÁLBUM EM QUADRINHOS “AFROHQ”

Autores

  • Ruben Marcelino Bento da Silva

Palavras-chave:

AfroHQ, Orixás, Exu, Cultura afro-brasileira, Candomblé

Resumo

O artigo propõe uma breve aproximação à cultura afro-brasileira através da publicação em quadrinhos “AfroHQ”. Discute-se a questão da identidade afro-brasileira a partir de quatro temas nos quais parecem agrupar-se os variados cenários que, ao lado da narrativa, ilustram a relação simbólica entre os Orixás e a história dos negros no Brasil: ancestralidade, escravidão, resistência e contribuições para a cultura nacional. No enredo, Exu, o Orixá do movimento e da transformação, prega uma peça nos demais deuses, levando-os a materializar cenários que exprimem a trajetória e as influências do negro na terra brasileira. Cada Orixá encarrega-se de expor fatos e imagens que, de algum modo, encarnam na História as características das divindades mesmas. O texto do artigo inclui notas explicativas a respeito das mitologias ligadas às divindades afro-brasileiras.

Biografia do Autor

Ruben Marcelino Bento da Silva

Doutorando em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo, RS, com o apoio do CNPq – Brasil. Mestre em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Licenciado em Letras pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ.

Downloads

Publicado

09/16/2022

Como Citar

Silva, R. M. B. da. (2022). A DIDÁTICA LÚDICA DE EXU: UMA APROXIMAÇÃO À EXUBERÂNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA CONFORME RETRATADA NO ÁLBUM EM QUADRINHOS “AFROHQ”. Identidade!, 18(1), 55–66. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1901