PENTECOSTALISMO INCLUSIVISTA?

BREVES APONTAMENTOS HISTÓRICOS SOBRE SEU CERTAME ÉTNICO

Autores

  • Marcelo Lopes

Palavras-chave:

Pentecostalismo, Etnicidade, Inclusivismo

Resumo

O pentecostalismo − como vertente cristã egressa do protestantismo − possui, de igual modo, um caráter universalista. Contudo, a história própria tanto do protestantismo, como do pentecostalismo retrata certa dificuldade de assimilação da alteridade, sobretudo a da étnica. A partir deste ensejo, este breve ensaio pretende refletir sobre alguns aspectos histórico-sociológicos do viés inclusivista do pentecostalismo latino-americano em geral e, do brasileiro em particular, cotejando, neste fito, com alguns especialistas nacionais e internacionais sobre assunto.

Biografia do Autor

Marcelo Lopes

Mestrando em Ciência da Religião (Ciências Sociais da Religião) pelo PPCIR – ICH – UFJF, Pós-graduado em Ciências da Religião pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro e Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia. Militar da ativa do Exército Brasileiro. E-mail para contato: montanhista-ms@hotmail.com. O presente artigo é uma versão de uma comunicação já publicada pela revista Magistro da UNIGRANRIO – Universidade do Grande Rio.

Downloads

Publicado

09/09/2022

Como Citar

Lopes, M. (2022). PENTECOSTALISMO INCLUSIVISTA? BREVES APONTAMENTOS HISTÓRICOS SOBRE SEU CERTAME ÉTNICO. Identidade!, 18(2), 229–238. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1848