A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DE ESTUDANTES AFRO-BRASILEIROS/AS E SUAS EXPERIÊNCIAS PRÉ-UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Cátia Simone Ribeiro Barcellos

Palavras-chave:

Identidade étnico-racial, Estudantes afro-brasileiros/as

Resumo

O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Mestrado em Educação. Problematizou os processos de construção da identidade étnico-racial de oito estudantes afro-brasileiros/as, em quatro cursos de Licenciatura da UFPel: Licenciatura em Ciências Sociais, História, Matemática e Biologia. Para analisar como se deu a construção desta identidade, a principal fonte de dados utilizada foram os depoimentos orais dos/as próprios/as alunos/as, obtidos através de entrevistas com roteiros semi-estruturados, em que falaram sobre as suas trajetórias de vida familiares e escolares. O referencial teórico adotado para dar embasamento à pesquisa teve a contribuição dos Estudos Culturais e de estudos baseados nas Teorias Críticas em Educação, em que foram utilizados autores/as que têm produzido sobre a temática no Brasil. O trabalho analisa o relato dos/as estudantes falando das experiências de preconceito, racismo e discriminação que influenciaram/influenciam diretamente as suas identidades, mostrando como são marcados ao longo das suas vidas por serem vistos como “diferentes”, devido ao fato de terem a cor da pele e a textura do cabelo de uma outra forma, que não a estabelecida como padrão na sociedade. A pesquisa teve o intuito de mostrar, através da fala dos/as próprios/as estudantes, as dificuldades que pessoas de classes populares e de etnias consideradas minoritárias têm de enfrentar para permanecerem no sistema escolar de ensino, e de dar voz a quem não tem tido a oportunidade de se expressar.

Biografia do Autor

Cátia Simone Ribeiro Barcellos

Mestre em Educação, Professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino e Professora Pesquisadora do Centro de Educação a distância (CEAD) da UFPEL, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (CLEC), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

09/08/2022

Como Citar

Barcellos, C. S. R. (2022). A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DE ESTUDANTES AFRO-BRASILEIROS/AS E SUAS EXPERIÊNCIAS PRÉ-UNIVERSITÁRIAS. Identidade!, 18(3), 393–405. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1834