EVASÃO ESCOLAR EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

PRINCIPAIS MOTIVOS

Autores

  • Carmen Lúcia Ferreira de Souza
  • Lauren Barbosa Antunes
  • Georgina Helena Lima Nunes

Palavras-chave:

Educação, Evasão escolar, Comunidades quilombolas

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla realizada em vinte e cinco comunidades quilombolas de quatro municípios sul do Rio Grande do sul, essa pesquisa utilizou como técnica para coleta de dados um questionário objetivo e entrevistas semiestruturadas onde buscamos conhecer um pouco da realidade escolar dos quilombolas do sul. Essa pesquisa é parte do Programa de Extensão Formação Docente e Políticas. Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas, financiado pelo PROEXT/MEC e executado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 2012. Temos um universo, de treze comunidades que significam oitocentos e sessenta pessoas, abrangendo os quatro municípios, entrevistadas até agora e já podemos ter alguns resultados sobre as razões para abandono da escola: desse total de sujeitos percebemos que o motivo mais relatado é o trabalho, seguido da falta de transporte e dos assuntos relacionados à família, logo a distância da escola e os assunto relacionados à saúde e, por fim, a falta de escolas na zona rural de níveis médio. É necessário ressaltar que todos os motivos elencados estão interligados e, parcialmente, se observa que na atualidade muitos desses problemas de ordem estrutural se repetem com jovens e crianças agregando, ainda, a questão do racismo. Nosso objetivo nessa pesquisa foi, justamente, de levantar dados para que, uma vez sistematizados, sirvam de documento reivindicatório junto à organização quilombola que, permanentemente está a dialogar junto às autoridades competentes para a resolução desses problemas que estão contemplados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Ferreira de Souza

Acadêmica de Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação/UFPel.

Lauren Barbosa Antunes

Acadêmica de Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação/UFPel.

Georgina Helena Lima Nunes

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

09/08/2022

Como Citar

Souza, C. L. F. de ., Antunes, L. B. ., & Nunes, G. H. L. (2022). EVASÃO ESCOLAR EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SUL DO RIO GRANDE DO SUL: PRINCIPAIS MOTIVOS. Identidade!, 18(3), 387–392. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1833