A LEI 10.639/03 NA COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ESTUDO DE CASO DE ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO/RS

Autores

  • Ádria Paulino da Silva
  • Ednaldo Pereira Filho

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Educação física escolar, Cultura afrobrasileira

Resumo

Entre as dúvidas quanto a efetiva implementação da Lei 10639/03 são manifestadas amplamente e inúmeras críticas direcionadas às diferentes esferas de governos federal, estadual e municipal pela timidez das políticas públicas formuladas até então, bem como pela complexidade das realidades das escolas que se mostram não tão permeáveis aos marcos legais da LDB e suas diretrizes curriculares. Este trabalho apresenta algumas compreensões de professores de Educação Física sobre suas responsabilidades frente à cultura afro-brasileira e africana. É um estudo de caso com dois professores de Educação Física de uma das maiores escolas municipais de São Leopoldo/RS que se submeteram a entrevistas semiestruturadas e devidamente autorizadas, onde foram resguardados os principais procedimentos éticos e aprovação com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 10338312.2.0000.5344. Apesar de apresentarem perfis divergentes, em geral, estão desinformados quanto ao teor da lei, pois a confundem com a Lei de Cotas e dizem que as “coisas não deveriam vir de cima para baixo”, pois as abordagens sobre etnias “deveriam vir do interesse dos professores, sem ter que ser necessária uma lei que os obriguem a isso”. Manifestam-se despreparados para trabalharem danças, capoeira ou outras culturas correlatas, mas admitem que a Educação Física tem grande poder de aceitação entre os alunos, se constituindo componente curricular estratégico na escola.

Biografia do Autor

Ádria Paulino da Silva

Estudante de Educação Física. UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ednaldo Pereira Filho

Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Educação e Professor de Educação Física. UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

09/08/2022

Como Citar

Silva, Ádria P. da ., & Pereira Filho, E. . (2022). A LEI 10.639/03 NA COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO DE CASO DE ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO/RS. Identidade!, 18(3), 279–290. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1816