SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

HISTÓRIA E CULTURA AFRODESCENDENTE NA ESCOLA

Autores

  • Sergio Luis do Nascimento

Palavras-chave:

Relações raciais, Igualdade racial, Proposta pedagógica, Gestão escolar, Aprendizagem

Resumo

O artigo apresenta algumas considerações sobre a experiência de trabalho desenvolvida em uma disciplina que envolve História, Cultura e Memória afro-brasileira, africana e indígena numa escola pública do estado do Paraná. À luz da Lei 10.639/03 e 11.645/08, essa disciplina foi instituída após debates e reflexões junto aos docentes que viram a oportunidade de inserir na grade curricular da escola do 6º ao 9º ano uma disciplina que contemplasse e aprofundasse os estudos sobre a população afro-brasileira e indígena. A inserção de tal disciplina na grade curricular está associada ao contexto da escola que, no ano de 2010, deixou de ser regular e tornou-se a primeira escola pública em Tempo Integral do Estado do Paraná. O artigo relata, ainda, todo o processo de ressignificação por que passou a escola, desde a participação da comunidade na gestão até o atendimento dos anseios da comunidade que, nos últimas décadas, tornou-se o maior aglomerado da capital do Estado sendo que 65% dos discentes são negros (as).

Biografia do Autor

Sergio Luis do Nascimento

Professor da Rede Estadual do Paraná. Professor da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela UFPR e Doutorando pela UFPR.

Downloads

Publicado

08/23/2022

Como Citar

Nascimento, S. L. do. (2022). SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: HISTÓRIA E CULTURA AFRODESCENDENTE NA ESCOLA. Identidade!, 19(1), 60–73. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1776

Edição

Seção

DOSSIÊ

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.