MUSEU TREZE DE MAIO

UM ESPAÇO DE MEMÓRIA E IDENTIDADE NEGRA EM SANTA MARIA/RS

Autores

  • Lucinéia Inês Weber
  • Maria Catarina Chitolina Zanini

Palavras-chave:

Memória, Preservação, Museologia

Resumo

Esta proposta de trabalho é um desdobramento da pesquisa de Mestrado em Ciências Sociais desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria. A questão norteadora deste trabalho é buscar compreender se o Museu Treze de Maio tem sido um agente mobilizador dos processos de identificação étnica e da construção de uma memória negra em Santa Maria/RS. Busca-se analisar de que maneira se dão as relações entre construção de identidade negra e a valorização da memória afrodescendente no Museu Treze de Maio. Por memória entende-se, segundo Halbwachs (1990), a leitura sobre o passado elaborada no presente, por meio dos recursos nele existentes. Consideramos o Museu como um lugar de memória (Nora, 1993), no qual um espaço passa a ser lugar (com sentido e significado) e o patrimônio, como no caso do Museu, passa a ter como característica a "preservação" (termo nativo) e a atualização da memória. Percebemos que as atividades desenvolvidas no Museu ressaltam o pertencimento e valorizam a identidade de seus frequentadores.

Biografia do Autor

Lucinéia Inês Weber

Bacharel em Ciências Sociais. Especialista em História do Brasil. Mestranda em Ciências Sociais.

Maria Catarina Chitolina Zanini

Mestrado em Antropologia. Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) e Pós-doutorado pelo Museu Nacional. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Coordenadora do NECON/UFSM (Núcleo de Estudos Contemporâneos). Membro do Comitê de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica da UFSM. Tem experiência na área de Antropologia, trabalhando principalmente com as seguintes temáticas: migrações, teoria antropológica, campesinato e etnicidade. Pesquisadora Associada do NIEM-UFRJ (Núcleo de Estudos Migratórios).

Downloads

Publicado

08/23/2022

Como Citar

Weber, L. I., & Zanini, M. C. C. (2022). MUSEU TREZE DE MAIO: UM ESPAÇO DE MEMÓRIA E IDENTIDADE NEGRA EM SANTA MARIA/RS. Identidade!, 19(1), 44–54. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1774

Edição

Seção

DOSSIÊ