Desafios da etnografia

tensões do fazer antropológico na construção de relatórios técnicos em comunidades Quilombolas

Autores

  • Cristian Jobi Salaini

Palavras-chave:

Reconhecimento social, Memória, Territorialidade, Etnografia, Perícia Antropológica

Resumo

O objeto deste artigo é o próprio trabalho antropológico e etnográfico quando imerso em situações de perícia. Discutir as vicissitudes do trabalho de campo e da etnografia nestas situações produz um alargamento conceitual tanto da maneira como interpretamos os trabalhos técnicos, como também do próprio universo da antropologia social. Procuro problematizar a minha participação – na condição de antropólogo perito – na produção de relatórios técnicos de reconhecimento territorial de comunidades quilombolas no Brasil. O aparato legal que rege a questão quilombola (artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal e suas derivações infraconstitucionais) funciona como enquadramento fundamental de produção identitária destes grupos sociais, não se apresentando, contudo, como o único. Neste sentido, existem diferentes enquadramentos que dialogam com as historicidades dos grupos e que produzem uma dinâmica classificatória de natureza complexa.

Biografia do Autor

Cristian Jobi Salaini

Doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Curso de Relações Internacionais na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Downloads

Publicado

05/23/2022

Como Citar

Salaini, C. J. (2022). Desafios da etnografia: tensões do fazer antropológico na construção de relatórios técnicos em comunidades Quilombolas. Identidade!, 20(1), 98–110. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1581

Edição

Seção

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.