Descobrimento/achamento, encontro/contato e invasão/conquista

a visão dos índios na descoberta da América Portuguesa

Autores

  • Alessandro Martins Gomes
  • Roberto Barroso da Rocha

Palavras-chave:

Interpretação historiográfica, Índios, Colonização, América portuguesa

Resumo

A proposta do artigo é discutir a questão da interpretação historiográfica sobre a visão dos índios na América Portuguesa e da análise de como se deu o contato entre colonizadores e os habitantes da América Portuguesa – descobrimento/achamento, encontro/contato ou invasão/conquista? Tem como objetivo analisar essa aproximação em si, e também o que esse processo representou tanto para colonizadores quanto para colonizados. A investigação foi dividida em quatro momentos. Num primeiro momento, analisaremos as características da viagem à América Portuguesa e o pioneirismo de Portugal nessas descobertas. No segundo momento, faremos um exame sobre a questão da intencionalidade dessa viagem, se as terras do Novo Mundo já eram conhecidas ou se essa chegada às novas terras se deu sem intenção prévia. Num terceiro momento, investigaremos como se deu esse processo por três perspectivas: descobrimento/achamento, encontro/contato e invasão/conquista. No quinto momento situaremos a visão dos índios na perspectiva eurocentrista. Para finalizar a referida pesquisa, faremos uma conclusão com um posicionamento em relação à esse processo e de como se deu esse complexo procedimento de aproximação entre índios e Portugueses.

Biografia do Autor

Alessandro Martins Gomes

Doutorando em Estudos Clássicos: Mundo Antigo na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Teologia pela Faculdades EST e em História do Império Português pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Especialista em História Antiga e Medieval, Metodologia do Ensino de História e Geografia e História do Brasil. E-mail: alessandromartinsgomes@hotmail.com.

Roberto Barroso da Rocha

Mestre em Teologia e Educação pela Faculdade EST e Professor da disciplina de Ensino Religioso. Doutorando em Estudo da Religião pela Universidade Católica Portuguesa de Braga. E-mail: robertogoiano@hotmail.com.

Downloads

Publicado

04/16/2022

Como Citar

Gomes, A. M., & Rocha, R. B. da. (2022). Descobrimento/achamento, encontro/contato e invasão/conquista: a visão dos índios na descoberta da América Portuguesa. Identidade!, 21(1), 91–109. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1508

Edição

Seção

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA