A construção identitária de quatro protagonistas femininas em narrativas bíblicas

Ester, Débora, Maria Madalena e Dorcas

Autores

  • Diná Mendes de Souza Oliveira
  • Maria Edileuza da Costa

Palavras-chave:

Identidade, Feminino, Protagonismos, Narrativas bíblicas

Resumo

O estudo das narrativas bíblicas em que, as mulheres em destaques nessas histórias bíblico-literárias foram protagonistas de proezas para seu tempo e seu contexto social e religioso nos permite conhecer a construção das personagens femininas dentro dessas narrativas bíblicas, observando os diferentes perfis femininos que delas emergem e como a identidade dessas protagonistas são moldadas dentro dos diferentes contextos, das situações em que elas são levadas a tomar decisões, agir ou fazer escolhas que definiram seus destinos. Tais narrativas, em que as mulheres são protagonistas, são histórias repletas de detalhes da ação feminina que evidenciam o processo de construção de identidade dessas personagens em contato com situações que abrangem conflitos, dramas humanos, atitudes e ou ações que são importantes na definição dos papeis sociais das mulheres bíblicas – corpus deste trabalho. Nos voltamos para a bíblia da mulher, na perspectiva de ler e analisar as narrativas em que quatro mulheres são protagonistas em diferentes épocas. Desde o antigo testamento com a construção narrativa da personagem Eva, até Dorca, uma das últimas protagonistas citadas no novo testamento. Analisamos a configuração identitária nelas estampadas. São mulheres que se destacaram por protagonizarem o ser “mulher” numa época de dominação machista. Elas marcaram sua geração ao se constituírem sujeitos de suas histórias. Sua participação na história cristã primitiva é significativa, e, portanto, suas histórias devem ser redesenhadas, dando a elas a visibilidade devida.

Biografia do Autor

Diná Mendes de Souza Oliveira

Formada em Letras pela UERN, especialista em Linguística Aplicada- UERN, Mestrado Profissional em Letras- UERN e aluna do doutorado em Letras – PPGL – UERN.

Maria Edileuza da Costa

Professora adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

03/31/2022

Como Citar

Oliveira, D. M. de S., & Costa, M. E. da. (2022). A construção identitária de quatro protagonistas femininas em narrativas bíblicas: Ester, Débora, Maria Madalena e Dorcas. Identidade!, 21(2), 261–280. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1427

Edição

Seção

DIVERSIDADE E IDENTIDADE

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.