A história de África vista através de seus estereótipos

Autores

  • Mônica Cordovil de Oliveira Martins Gomes
  • Alessandro Martins Gomes

Palavras-chave:

África, Estereótipos, Olhar eurocêntrico-português, Olhar afrocêntrico

Resumo

A proposta do artigo é fazer a análise de um conceito sobre África baseado em seus estereótipos, conceito este que funciona como um tipo de classificação, podendo ser negativa ou positiva, sendo a mesma baseada em determinadas características de uma coletividade. A pesquisa é de revisão bibliográfica baseada em obras importantes sobre a história de África. A relevância da pesquisa está na importância de se ter uma visão imparcial e mais aprofundada da história de África, a par de muitos preconceitos que foram criados a partir dessa história. A pesquisa está dividida em quatro momentos. Num primeiro momento, analisaremos a genealogia da palavra África, com suas diversas origens possíveis. Num segundo momento, faremos um exame sobre o olhar eurocêntrico-português sobre a história de África, perpassando sobre a complexa questão do eurocentrismo e seus mitos e preconceitos. Num terceiro momento, faremos também um exame sobre o olhar afrocêntrico sobre a história de África, perpassando pelo conceito de pan-africanismo e as figuras importantes nesse processo. Para finalizar a referida pesquisa, faremos uma conclusão com um posicionamento em relação a estas visões da história de África. Concluímos assim, que África não é apenas uma definição, mas sim, um conceito que escapa à conceitualização definitiva, com ênfase na discrepância entre as visões portuguesa e africana sobre a história de África.

Biografia do Autor

Mônica Cordovil de Oliveira Martins Gomes

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão do Ensino a Distância na UFF e em Gestão de Sistemas E-learning na Universidade Nova de Lisboa, cursando Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Sistemas de Informação pelo UniFOA, em Teologia nas Faculdades EST e cursando Letras na Universidade Federal Fluminense – UFF, Volta Redonda/RJ, Brasil. Contato: monicacordovil@hotmail.com.

Alessandro Martins Gomes

Doutorando em Estudos Clássicos: Mundo Antigo na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Teologia nas Faculdades EST. Especialista em História Antiga e Medieval pela Faculdade de São Bento do RJ e em História do Império Português na Universidade Nova de Lisboa, Metodologia do Ensino de História e Geografia e História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Direito pelo UBM, Teologia nas Faculdades EST e História pela Estácio de Sá, Volta Redonda/RJ, Brasil. Contato: alessandromartinsgomes@hotmail.com.

Downloads

Publicado

02/24/2022

Como Citar

Gomes, M. C. de O. M., & Gomes, A. M. (2022). A história de África vista através de seus estereótipos. Identidade!, 22(1), 129–143. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1345

Edição

Seção

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.