EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDE

Autores

  • Carla Beatriz Meinerz
  • Priscila Nunes Pereira

Palavras-chave:

Educação, Relações Raciais, Branquitude

Resumo

A escrita analisa as políticas de Ações Afirmativas no Brasil, correlatas do projeto de transformação das relações raciais no País. Tais políticas postulam equidade racial e rompimento da branquitude como norma social. Compreende na branquitude uma construção histórica capaz de produzir privilégios sistemáticos e socialmente normalizados. A análise destaca o combate ao racismo através de duas ações: as cotas raciais em concursos públicos e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Ressalta uma estratégia comum em ambas, relativa à busca de superação da branquitude como padrão ético e estético. Questiona o fato de a recepção dessas políticas públicas vincular-se apenas ao tratamento dado à negritude. Evidencia-se, por fim, a necessidade de construção de referenciais capazes de embasar currículos que incorporem o projeto da ERER conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004).

Biografia do Autor

Carla Beatriz Meinerz

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil. Contato: carlameinerz@gmail.com

Priscila Nunes Pereira

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Contato: priscila.ufrgs@gmail.com

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Publicado

11/08/2021

Como Citar

Meinerz, C. B., & Pereira, P. N. . (2021). EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDE. Identidade!, 23(1), 161–180. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1095

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE