PLURALIDADE RELIGIOSA:

DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOS

Autores/as

  • Rosângela da Silva Siqueira

Palabras clave:

Pluralidade cultural, Educação, Inclusão

Resumen

Este artigo apresenta reflexões sobre o pluralismo religioso e suas interfaces com a educação formal. Considerando que o estudo do fenômeno religioso em suas diferentes manifestações, efetivamente, compõe o objeto de estudo das Ciências da Religião, no entanto nas últimas décadas, o estudo do fenômeno religioso também se configurou como parte importante do componente de Educação Religiosa na educação básica e, sua intricada orientação pedagógica dos sistemas de ensino brasileiros. A análise baseia-se em mudanças no contexto atual da educação escolar, visando contribuir para a compreensão e valorização das características étnicas, estéticas e culturais dos diferentes povos que compõem a sociedade brasileira. Para tanto, delineia os aspectos da pluralidade religiosa, que se relaciona com a importância de entender que o papel da educação tem uma função social primordial, que prioriza a aprendizagem e possibilita reflexões favoráveis às mudanças de aspectos discriminatórios e excludentes, oferecendo entendimentos e habilidades para reconhecer, conviver, respeita e valoriza as diferenças culturais, isto é, não significa aderir aos hábitos e valores do outro, mas aprender a respeitá-las como expressão da diversidade no compromisso de promover a dignidade humana.

Publicado

2021-06-14

Cómo citar

da Silva Siqueira, R. . (2021). PLURALIDADE RELIGIOSA:: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOS. Identidade!, 24(1), 97–106. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/392