O CABELO DA MULHER NEGRA COMO SIGNO IDEOLÓGICO:

REFLEXOS RACISTAS VERSUS REFRAÇÕES EMPODERADAS

Autores/as

  • Tania Regina Barreira Rodrigues

Palabras clave:

signo ideológico, cabelos, mulheres negras, racismo, resistência

Resumen

Este artigo examina parte de um corpus de minha pesquisa de doutorado que investiga a construção da identidade pessoal/social de 10 mulheres afro-brasileiras, estudantes de pós-graduação em Educação, relações étnico-raciais e sociedade na cidade de São Paulo. Os fundamentos teóricos metodológicos dessa investigação se baseiam na pesquisa qualitativa. A análise dos discursos se apoia em uma perspectiva dialógica advinda do Círculo de Bakhtin. A coleta de dados foi conduzida pela técnica do grupo focal, e as discussões foram estimuladas pela leitura de contos e poemas considerados Discurso de Resistência. Neste artigo, recortamos parte dos depoimentos que apontam para a temática do cabelo crespo e seus estilos. O cabelo é concebido como signo ideológico visual e verbal. A partir desse pressuposto, observamos que os enunciados das participantes refletem condições adversas provocadas por ideologias que envolvem o cabelo crespo e provocam discursos que rebaixam a feminilidade da mulher negra, bem como a sua inferiorização social ao mesmo tempo que refratam a autorreflexão, contestação, autoestima, municiamento político e reveses rumo ao empoderamento social.

 

Publicado

2021-06-14

Cómo citar

Barreira Rodrigues, T. R. . (2021). O CABELO DA MULHER NEGRA COMO SIGNO IDEOLÓGICO:: REFLEXOS RACISTAS VERSUS REFRAÇÕES EMPODERADAS. Identidade!, 24(2), 159–177. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/379

Número

Sección

DIVERSIDADE E IDENTIDADE