O PAPEL DO TRABALHO NO PROCESSO DE PRESERVAÇÃO DA CULTURA ÉTNICA MANDJAKU NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE TAM

Autores/as

  • Hermindo João Wimpe

Palabras clave:

Trabalho, crianças, adolescentes, Tam

Resumen

Pretende-se, com este trabalho, analisar a contribuição do trabalho no processo de preservação da cultura étnica Mandjaku na educação de crianças e adolescentes de Tam. Para efeito deste trabalho, recorrer-se-á ao procedimento bibliográfico, de campo e abordagem qualitativa. O trabalho tem contribuído bastante para a vida humana desde os tempos passados, adequando crianças e adolescentes às realidades vividas nas suas comunidades. É de salientar que, o trabalho existe no dia-a-dia da sociedade dos Mandjakus de Tam, dando a sua contribuição em tudo o que fazem para educar, pois o processo educativo, em si, é um trabalho. Para que os mais velhos ensinem crianças e adolescentes, eles são obrigados a trabalharem na programação do que devem ensinar a todos, de modo coletivo e de modo particular, respeitando as especificidades de tarefas que os envolvem, como nos casos específicos da tradição. Durante a educação em Tam, as crianças e adolescentes trabalham para aprenderem sobre o que os mais velhos colocam a disposição deles, pois para que possam aprender e saber fazer, exercitam sempre por meio de recreios e colocam na prática. Eles aprendem desde cedo de que, para uma pessoa conseguir se sustentar e sua família, precisa trabalhar, usando principalmente o seu esforço muscular. Portanto, a educação e o trabalho são elementos interligados e inseparáveis.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

João Wimpe, H. (2024). O PAPEL DO TRABALHO NO PROCESSO DE PRESERVAÇÃO DA CULTURA ÉTNICA MANDJAKU NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE TAM. Identidade!, 29(Especial), 76. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/3157