AS INFLUÊNCIAS OCIDENTAIS NAS PRODUÇÕES DOS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES AFRICANOS NA DIÁSPORA UNILAB

Autores/as

  • Vladimir da Costa
  • Luís Tomás Domingos

Palabras clave:

Estudante africano, diáspora, influência ocidental, produção do conhecimento

Resumen

As sociedades africanas sofreram uma enorme transformação com expansão europeia entre os séculos XV e XVI. As bases epistemológicas, metodológicas e teóricas da produção do conhecimento de um homem africano se assemelha com a do ocidente. Torna difícil os africanos fugirem das influências ocidentais, uma vez que os idiomas usados para produzir os saberes são do cunho ocidental. Já se passaram centenas de anos, contudo o modo de produção dos conhecimentos nas academias africanas continua a se alimentar da fonte ocidental. Isso nos leva a questionar os interesses ocidentais com relação à epistemologia africano. Neste trabalho, objetiva-se compreender as influências ocidentais nas produções dos conhecimentos dos estudantes africanos na diáspora. Também entender os desafios que os estudantes da diáspora enfrentam na disciplina de Estudos africanos. O presente trabalho é de abordagem qualitativa, tem o caráter descritivo e analítico, e é de cunho bibliográfico. Os artigos escolhidos foram lecionados em duas disciplinas: Estudos Africanos e Sociologia Africana II. Como resultado parcial do nosso trabalho percebe-se que uma das influências mais visíveis na produção do saber africano é o uso exclusivo de línguas europeias como veículo de expressão científica que reforça esta alienação segundo Hountondji. Partimos do pressuposto que o Ocidente sempre estará influenciando as produções dos estudantes africanos dentro da África e nas diásporas, uma vez que o ocidente tem mais números de pesquisadores tanto nos Estudos Africanos, assim como nas outras áreas. Apresenta-se como o maior desafio dos estudantes africanos fazer uso das referências nos seus trabalhos acadêmicos, ou as metodologias utilizadas ter que corresponder com a realidade africana, pois é difícil pensar num saber que não foi aceito no mundo científico.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

da Costa, V., & Tomás Domingos, L. (2024). AS INFLUÊNCIAS OCIDENTAIS NAS PRODUÇÕES DOS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES AFRICANOS NA DIÁSPORA UNILAB. Identidade!, 29(Especial), 32. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/3082