O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO RITMO DE PERCUSSÃO DAS MÚSICAS POPULARES DO MARABAIXO
Palabras clave:
Percussão, Matemática, Ensino, Cultura, MarabaixoResumen
Esta investigação traz, em referência inicial, uma abordagem conceitual acerca da relação matemática com a música, abordando a importância da escala pitagórica como elemento da constituição musical. Posteriormente abordamos o Marabaixo como elemento de manifestação cultural e tradicional do Amapá, explorando a seu ritmo e musicalidade. O presente artigo procura compreender a relação matemática da escala pitagórica com o processo de execução e transcrição musical do Marabaixo. A pesquisa foi de cunho qualitativa exploratória descritiva através de estudo de caso na perspectiva de Bogdan e Biklen (2013). Os resultados apresentaram indícios da relação matemática musical com os saberes musicais e tradicionais da cultura do Marabaixo, em que os toques podem ser representados pela escala pitagórica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.