A GÊNESE DO PRECONCEITO

UMA REFLEXÃO A PARTIR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA

Autores

  • Alexandre João Cachoeira
  • Joel Haroldo Baade

Palavras-chave:

Preconceito, Discriminação, Gênese, História da África

Resumo

O presente artigo é uma proposta de repensar a questão do preconceito, fugindo da ideia socialmente construída ao longo dos anos, de que o preconceito se dá apenas entre diferentes povos ou crenças. A partir da análise da história da África e das múltiplas facetas da construção do pensamento social da humanidade, a pesquisa busca compreender a gênese da problemática do preconceito para estabelecer uma discussão entre o passado e o presente desta realidade. Através da observação da obra de diversos autores da história, sociologia e economia, buscou-se uma possível explicação para o ímpeto humano em diferenciar-se de seu semelhante. O estudo possibilitou a compreensão dos fenômenos sociais observados ao longo da história da humanidade e presentes até hoje, dos quais o preconceito é a principal causa, e que de muitos é ainda a consequência.

O presente artigo é resultado das reflexões empreendidas na disciplina de História da África, ministrada no curso de licenciatura em História da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, em Caçador, SC, no segundo semestre de 2012.

Biografia do Autor

Alexandre João Cachoeira

Acadêmico do Curso de História, V fase, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Caçador, Santa Catarina, Brasil. Email: ale_xande30@hotmail.com.

Joel Haroldo Baade

Doutor em Teologia pela Faculdades EST. Professor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Caçador, Santa Catarina, Brasil. Email: baadejoel@gmail.com.

Downloads

Publicado

09/09/2022

Como Citar

Cachoeira, A. J. ., & Baade, J. H. (2022). A GÊNESE DO PRECONCEITO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA. Identidade!, 18(2), 201–213. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1846