EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NAS LICENCIATURAS DA UNISINOS

Autores

  • Ednaldo Pereira Filho

Palavras-chave:

Relações etnicorraciais, Currículo, Licenciaturas, Lei 10639/2003, Oficinas pedagógicas

Resumo

Nos currículos das licenciaturas da UNISINOS foi implementada a disciplina de Educação das Relações Etnicorraciais e Culturais na Escola de Educação Básica. Este trabalho apresenta o perfil dos alunos e descreve os principais procedimentos metodológicos adotados pelo professor, bem como, a produção de cinco vídeos didáticos como um dos principais resultados pedagógicos de uma turma. Trata-se de um estudo de caso de 28 alunos que são acompanhados por um semestre letivo e respondem questionários no início e no final, bem como são filmadas cinco oficinas pedagógicas desenvolvidas pelos alunos que dão origens a vídeos disponibilizados na internet como socialização acadêmica. A turma apresenta alunos de quase todas as licenciaturas, teve uma evasão de 18%, a maioria é mulher, apenas um se autodeclara pardo e consideram que os principais méritos da disciplina foi possibilitar um espaço de amplo e franco debate sobre a temática e suas relações com outras questões sociais e culturais, bem como oportunizar a vivência de procedimentos didáticos em contextos escolares.

Biografia do Autor

Ednaldo Pereira Filho

Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Educação e Professor de Educação Física. UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

09/08/2022

Como Citar

Pereira Filho, E. . (2022). EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NAS LICENCIATURAS DA UNISINOS. Identidade!, 18(3), 417–424. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1836