EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

IMPLICAÇÕES E VANTAGENS DA AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO

Autores/as

  • Deise Teresinha Radmann Cunha
  • Georgina Helena Lima Nunes
  • Leandro Haerter

Palabras clave:

Educação de jovens e adultos, Educação escolar quilombola, Educação informal

Resumen

Este trabalho surge da pesquisa realizada pelo Programa de Extensão Universitária: “Formação Docente e Políticas Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas”, financiado pelo MEC/SISU e executado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, em uma das atividades do referido programa, visitávamos as residências das comunidades existentes nos municípios de Canguçu, Pelotas, Piratini e São Lourenço do Sul, investigando o índice de escolaridade das pessoas, qual o motivo de terem interrompido os seus estudos, como se sentiam dentro da escola. Esta pesquisa ainda encontra se em andamento e como dados preliminares é possível citar que a maioria das pessoas acima de 60 anos não frequentou a escola, ou se  frequentou, n ão ultrapassou as séries iniciais. Nas gerações atuais, as mulheres são as que menos tempo estiveram na escola e como principal motivo apontam a formação da família, e os homens a manutenção desta. Dentre as respostas variadas que recebemos, algumas se de stacaram, mostrando como as pessoas se educavam na informalidade como nos depoimentos das pessoas que aprenderam a ler enquanto prestava o serviço militar ou lendo a bíblia. É interessante para tanto analisar qual a relação que as pessoas fazem com a aquis ição do letramento e a aplicação em suas vidas; quais as mudanças que ocorreram na vida delas após conseguirem decifrar o código escrito. Para ter sentido, é preciso que seja um processo interativo, onde a escola trabalhe com o contexto do educando, suas h istórias e intervenções destes estudantes que podem contribuir, fazendo algum sentido para eles.

Biografía del autor/a

Deise Teresinha Radmann Cunha

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. Pedagoga e Professora na Escola de Educação Infantil. Pequena Estrela. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Georgina Helena Lima Nunes

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Leandro Haerter

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul rio grandense, Campus Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Publicado

2022-09-08

Cómo citar

Cunha, D. T. R. ., Nunes, G. H. L. ., & Haerter, L. . (2022). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: IMPLICAÇÕES E VANTAGENS DA AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO. Identidade!, 18(3), 324–333. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1824

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