A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE DA CAPOEIRA PARA O POVO BRASILEIRO

Autores

  • Rafael dos Santos de Oliveira

Palavras-chave:

Capoeira, Identidade, Educação, Racismo, Esporte, Cultura

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a importância da capoeira como uma das identidades nacionais do povo brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo foi a ideográfica qualitativa interpretativa. Pois segundo Gaya et al (2008, p.58), “ [...] as investigações interpretativas pretendem compreender e interpretar os significados dos fenômenos e ações sociais”. O instrumento de análise utilizado foi a revisão de bibliográfica sobre o tema da capoeira, para que se pudesse verificar as diversas identidades construídas pela capoeira ao longo da história brasileira e como as classes dominantes e o Estado brasileiro lidaram com esta cultura popular. O resultado obtido com a pesquisa foi de que em determinado momento da história brasileira a capoeira sofreu grande repressão por parte do Estado e se constituiu como uma cultura de resistência as adversidades encontradas por seus criadores. Em outro momento é legalizada e incentivada como esporte nacional, pelo Estado brasileiro, que tenta manipular sua verdadeira história e tradições.

Biografia do Autor

Rafael dos Santos de Oliveira

Graduado em Licenciatura em Educação Física. Cursa Licenciatura em História. Atuou no ano de 2011 no Programa Escola Aberta onde ministrava aulas de capoeira. Atualmente é servidor público municipal na prefeitura de Gravataí, onde exerço a função de Guarda Municipal. 

Downloads

Publicado

08/23/2022

Como Citar

Oliveira, R. dos S. de . (2022). A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE DA CAPOEIRA PARA O POVO BRASILEIRO. Identidade!, 19(1), 110–125. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1780

Edição

Seção

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA