IDENTIDADE DECOLONIAL E DIÁSPORA:

MOSAICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEOLOGIAS E ESPIRITUALIDADES AFROLATÍNDIAS-CRISTÃS

Autores

  • Marcelo Barros

Palavras-chave:

Afrolatíndia, Diáspora, Espiritualidade, Kenosis

Resumo

O objetivo deste artigo é ajudar a construção e consolidação de um pensamento teológico que aqui será chamado de Afrolatíndio. Com isto, me refiro a uma amplitude teológica e de espiritualidade que contemple a a herança brasileira como um lugar de passagem. O Brasil é lugar de passagem da diáspora que espalhou o povo africano pelo mundo, fruto da colonização e do processo de escravização nas Américas. O Brasil também tem o seu lugar no continente cujos povos originários foram praticamente devastados, com sua cultura, com sua religiosidade. Propor e pensar espiritualidades afrolatíndias, é recuperar e se abrir para este (re)encontro teológico que nos permitem pensar como, ao mesmo tempo, uma teologia e uma espiritualidades, se repletas e marcadas pela brasilidade, necessariamente precisam considerar o quanto fomos e estamos marcados pela herança africana, pela herança indígena, por esta religiosidade do sul global. Por isso, no Brasil, a Teologia Negra é Teologia Afrolatíndia.

Biografia do Autor

Marcelo Barros

Monge beneditino, é teólogo e biblista, autor de 58 livros, dos quais o mais recente é "O monge e o pastor". Ed. Objetiva. E-mail: irmarcelobarros@uol.com.br.

Downloads

Publicado

06/01/2021

Como Citar

Barros, M. . (2021). IDENTIDADE DECOLONIAL E DIÁSPORA: : MOSAICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEOLOGIAS E ESPIRITUALIDADES AFROLATÍNDIAS-CRISTÃS. Identidade!, 25(2), 17–31. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/178