A PRESENÇA DE “PRÁTICAS ESTÉTICAS E CORPORAIS” DAS IRMANDADES DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO EM FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA (1888-1914)

Autores

  • Ênio José da Costa Brito

Palavras-chave:

Irmandade, Celebrações festivas, Morte, Karla Leandro Rascke

Resumo

As irmandades leigas foram uma das agremiações mais populares no período colonial, se congregavam em torno da devoção a um santo ou uma santa padroeira. A contribuição dessas irmandades para a sociedade civil e para a Igreja foi incalculável. Basta pensar que a sociedade colonial e imperial em processo de organização social recebeu das irmandades, com seus exigentes compromissos, uma contribuição significativa. No âmbito religioso, a contribuição aumenta, pois, a Igreja sob o regime de Padroado a duras penas dava conta de promover os atos religiosos e as irmandades se encarregaram de dinamizar a vida religiosa de uma boa parcela da população. Impressiona o número de irmandades presentes nas cidades e até no campo. Karla Leandro debruçou, em sua dissertação de mestrado, sobre uma irmandade da cidade de Florianópolis (Desterro) procurando compreendê-la por dentro. A dissertação intitula-se “Divertem-se então à sua maneira: festas e morte na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Florianópolis (1888-1940)”.1 Num primeiro momento desta Nota Bibliográfica, apontaremos alguns méritos do trabalho, para em seguida percorrer os capítulos sinalizando para seu conteúdo, apresentando sugestões e levantando alguns tópicos para que o leitor possa pensar sobre eles.

1 Dissertação defendida no dia nove de maio de 2013, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em História Social. Participaram da Banca Examinadora os professores/as Doutores Maria Antonieta Antonacci (Orientadora), Paulino de Jesus Cardoso e Ênio José da Costa Brito.

Biografia do Autor

Ênio José da Costa Brito

Professor titular do Programa de Estudos Pós-Gradudados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Downloads

Publicado

07/31/2022

Como Citar

Brito, Ênio J. da C. (2022). A PRESENÇA DE “PRÁTICAS ESTÉTICAS E CORPORAIS” DAS IRMANDADES DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO EM FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA (1888-1914). Identidade!, 19(2), 110–117. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1736

Edição

Seção

RESUMOS E RESENHAS