Democracia e políticas de ação afirmativa

um debate questionador acerca das cidadanias possíveis de serem alcançadas sob o enfoque das relações étnico-raciais

Autores

  • Georgina Helena Lima Nunes

Palavras-chave:

Democracia, Ação Afirmativa, Cotas, Cidadania

Resumo

A democratização de espaços através de ações afirmativas de diferentes naturezas em contexto brasileiro tem, ruidosamente, desencadeado uma imensidão de argumentos advindos do interior dos movimentos sociais, do universo acadêmico, bem como, dos espaços da esfera jurídica acerca da legitimidade ou do cunho ético das mesmas. O impacto das ações afirmativas no que se refere a direitos historicamente negados à população negra aponta para uma inserção ou assimilação desta a espaços e concepções vigentes construídos, por muito tempo, através da negação não apenas da sua presença física, mas, principalmente de conhecimentos ressignificados no interior das diásporas negras afro-latinas. É necessário que se observe, com profundidade, a forma como as relações sociais se conformam, a maneira como o poder se articula e as estratégias de luta e enfrentamento daqueles/as chamados/as de ―grupos minoritários‖ e a correlação entre as lutas locais e cenários mais globais.

Biografia do Autor

Georgina Helena Lima Nunes

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas /RS.

Downloads

Publicado

05/23/2022

Como Citar

Nunes, G. H. L. (2022). Democracia e políticas de ação afirmativa: um debate questionador acerca das cidadanias possíveis de serem alcançadas sob o enfoque das relações étnico-raciais. Identidade!, 20(1), 4–16. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1573