Meio ambiente e religião

uma aproximação soteriológica

Autores

  • Alessandro Martins Gomes
  • Roberto Barroso da Rocha

Palavras-chave:

Meio ambiente, Religião, Ética

Resumo

A proposta do artigo é discutir a questão do meio ambiente através de um diálogo entre religião e modernidade, sobretudo no aspecto da crise da modernidade que assola o meio ambiente, ameaçando os recursos naturais e a sobrevivência de todos os seres. A proposta é retomar a contribuição da religião como forma de mudança de paradigma no trato com a natureza, uma vez que na modernidade há um claro afastamento do sagrado em função da ciência enxergar a religião como atraso para humanidade. Serão apresentados dados populacionais e durabilidade dos recursos naturais existentes e as alternativas de recursos renováveis que poderão ser importantes numa eventual quebra de paradigma pela sociedade moderna. A pesquisa é de revisão bibliográfica baseada nos dados apresentados por Udías Vallina e outros autores que descrevem a perspectiva da ecologia e da religião. A relevância da pesquisa está na hipótese da religião ser um antídoto para a crise ecológica, sendo que a mesma chegou a ser considerada algo superado pela modernidade.

Biografia do Autor

Alessandro Martins Gomes

Doutorando em Estudos Clássicos: Mundo Antigo na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Teologia nas Faculdades EST e em História do Império Português na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Especialista em História Antiga e Medieval, Metodologia do Ensino de História e Geografia e História do Brasil. Bacharel em Direito e Teologia pela EST.

Roberto Barroso da Rocha

Mestre em teologia e educação pela EST e professor da disciplina de Ensino Religioso. Doutorando em Estudo da Religião pela Universidade Católica Portuguesa de Braga.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Gomes, A. M., & Rocha, R. B. da. (2022). Meio ambiente e religião: uma aproximação soteriológica. Identidade!, 20(2), 4–14. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1515