Intolerâncias, violência religiosa

a demonização do diferente

Autores/as

  • Oneide Bobsin

Palabras clave:

Intolerância, Violência Religiosa, Direitos Humanos

Resumen

A Faculdade EST participou do Projeto de Pesquisa sobre Intolerância e Violência Religiosa nas tarefas de consultoria e na realização de entrevistas, além de ser apoiadora do mesmo ao lado da Organização dos Estados Ibero-ameircanos (OEI). Em vários estados da federação aconteceu um levantamento sobre os casos de intolerância e violência religiosa na mídia e junto aos órgãos do Judiciário e do Ministério Público que são responsáveis pelos direitos humanos. Embora significativos os dados alcançados, percebe-se a invisibilização da intolerância e da violência. Assim como a violência doméstica, ainda privatizada e invisibilizada em grande parte, a intolerância e a violência religiosa, sofrem com a falta de socialização das informações por parte das instituições do Estado para as vítimas. Avançamos na legislação, mas ela é pouco conhecida da população e, acima de tudo, das vítimas e de seus agressores.

O presente artigo faz uma leitura dos dados colhidos juntos às Ouvidorias do setor público e busca a formulação de um quadro teórico ainda introdutório sobre uma das possíveis causas da violência religiosa e da intolerância em discursos religiosos marcados pela Batalha Espiritual no âmbito da Teologia da Prosperidade. Assim, vamos em busca de pistas interpretativas no campo da religião para entender os dados do RIVIR.

Biografía del autor/a

Oneide Bobsin

Professor na Faculdades EST, São Leopoldo, RS.

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

Bobsin, O. (2022). Intolerâncias, violência religiosa: a demonização do diferente. Identidade!, 21(2), 213–226. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1420

Número

Sección

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.