Ressignificando a educação no contexto das comunidades quilombolas

Autores

  • Paulo Sérgio da Silva

Palavras-chave:

Comunidades remanescentes de quilombos, Educação quilombola, Esfera pública, Políticas públicas, Racismos

Resumo

O artigo versa sobre a educação nas comunidades remanescentes de quilombos e suas perspectivas relacionadas as políticas públicas e as disputas de ordem institucional, analisa parte do contexto sócio-histórico e as lutas dos movimentos sociais, destacando o Movimento Social Negro Brasileiro, por dignidade e justiça. Analisa os espaços de ação e atuação política dos atores sociais envolvidos com a questão dos quilombos, enfoca o racismo e suas potentes performances, inclusive institucionais, de segregação racial. Destaca a pouca inserção das instituições públicas de gestão da Educação nas atividades de formação antirracista e em educação nos quilombos e procura demonstrar as resistências da população negra e quilombola e as suas intenções de acessar as formas de conhecimento letrado em oposição a estrutura institucional excludente. Trata ainda da esfera pública e da importância da inserção das comunidades remanescentes de quilombos neste espaço de disputas.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio da Silva

Doutor em Educação (FACED/UFRGS), integrante do Grupo de Pesquisas Identidade e do Instituto de Assessoria as Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ). Professor de História da Rede Municipal de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

03/31/2022

Como Citar

Silva, P. S. da. (2022). Ressignificando a educação no contexto das comunidades quilombolas. Identidade!, 21(2), 155–170. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1415

Edição

Seção

DOSSIÊ

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)