Autodeclaração da raça/cor no SUS

reflexões conceituais a partir da campanha realizada pelo estado do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Míriam Cristiane Alves
  • Jayro Pereira de Jesus
  • Luís Alberto Ferreira Diaz

Palabras clave:

Saúde coletiva, Saúde mental, Psicologia, Racismo, Pós-colonialismo

Resumen

O presente ensaio temático tem como objetivos problematizar a perspectiva conceitual da categoria raça/cor, que toma a característica fenotípica da cor da pele como o principal elemento para o processo de autodeclaração dos sujeitos; fornecer subsídios para uma conceituação mais complexa dessa categoria, considerando a origem, a descendência e a ancestralidade africana diaspórica, a partir da experiência da campanha lançada pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, por meio da Coordenação Estadual da Saúde da População Negra: “Declare seu Amor à sua Mãe, Avó, Avô, Pai, Ancestralidade. Declare sua Raça/Cor!”. Trata-se de um ensaio temático, cujas reflexões e discussões partem da epistemologia da Afrocentricidade e de alguns teóricos que debatem o Pós Colonialismo. Nos campos da psicologia social e da saúde coletiva, o desafio que se apresenta é o de qualificar a notificação do quesito raça/cor e, ao mesmo tempo, inaugurar um novo processo de discussão da temática racial e do enfrentamento ao racismo e ao racismo institucional no Sistema Único de Saúde (SUS).

Biografía del autor/a

Míriam Cristiane Alves

Doutora em Psicologia. Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas-RS, Brasil. Contato: oba.olorioba@gmail.com.

Jayro Pereira de Jesus

Teólogo. Pesquisador das Tradições de Matriz Africana e Afro-Umbandistas. Florianópolis-SC, Brasil. Contato: jayrojesus01@gmail.com.

Luís Alberto Ferreira Diaz

Tecnólogo em Processos Gerenciais. Gravataí-RS, Brasil. Contato: olumidebetinho@gmail.com.

Publicado

2022-02-24

Cómo citar

Alves, M. C., Jesus, J. P. de, & Diaz, L. A. F. (2022). Autodeclaração da raça/cor no SUS: reflexões conceituais a partir da campanha realizada pelo estado do Rio Grande do Sul. Identidade!, 22(1), 5–15. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1335

Número

Sección

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE