Entre a aldeia e a polis

reflexões para pensar uma educação comunitária

Autores/as

  • Marcelo Ramos Saldanha

Palabras clave:

Kayapó, Aristóteles, Educação, Felicidade, Phronêsis

Resumen

Este artigo tem como objetivo desenvolver algumas reflexões acerca das concepções de infância, educação e sociedade do filósofo Aristóteles e do povo Kayapó, e os modelos de educação derivados de tais perspectivas, que, apesar das diferenças culturais e temporais, têm em comum a capacidade de conectar os interesses dos indivíduos à felicidade de sua comunidade. Entendemos que as teorias educacionais do filósofo grego e, em especial, as do povo Kayapó podem nos ajudar na difícil tarefa de educar em tempos de tamanho individualismo.

Biografía del autor/a

Marcelo Ramos Saldanha

Doutor. Faculdades EST. São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: marcelo.saldanha@gmail.com

Publicado

2022-01-05

Cómo citar

Saldanha, M. R. (2022). Entre a aldeia e a polis: reflexões para pensar uma educação comunitária. Identidade!, 22(2), 298–307. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1246