A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Um olhar para a inserção educacional de crianças imigrantes no primeiro ano do ensino fundamental

Autores

  • Marcel Martins Guarezi
  • Luciane Pandini Simiano

Palavras-chave:

Interculturalidade, crianças imigrantes, crianças, infância

Resumo

No presente trabalho, buscou-se observar as relações estabelecidas entre crianças e crianças imigrantes no espaço escolar, no primeiro ano do ensino fundamental, dentro do contexto da interculturalidade dos sujeitos durante a infância. A partir da concepção italiana de inserção de crianças na educação infantil, das experiências na infância e a interculturalidade entre crianças e crianças imigrantes no primeiro ano do ensino fundamental, a pesquisa busca compreender essas relações culturais e sociais no espaço escolar. A infância dentro da concepção escolar, na transição da educação infantil ao ensino fundamental, permeia um olhar para a criança no contexto de brincadeiras e cumprimento do currículo escolar. A criança ainda está em um processo na qual carrega consigo suas vivências e experiências. A inserção de crianças imigrantes no espaço escolar configura-se na comunicação que é estabelecida entre família e escola, para que a criança imigrante possa condicionar as relações de afeto e familiaridade de forma não obrigatória e num ambiente totalmente diferente social, linguístico e socialmente. A criança na condição de imigrante não deve ser invisibilizada como construtora social, histórica e cultural, deve-se possibilitar relações abrangentes entre a interculturalidade construída a partir das relações que são estabelecidas dentro do espaço escolar. Os caminhos metodológicos são percorridos pelo direcionamento de Carlo Ginzburg, historiador italiano, mediante a metodologia do Paradigma Indiciário, pela utilização de fontes e olhares mais atentos daquilo que está implícito no ambiente escolar. Para tanto, como fio condutor da construção das narrativas e análises dos sujeitos, além da utilização do registro do diário de campo, fotográficos, observação participante, desenhos, entrevistas e narrativas, foi feita a leitura de uma história intitulada O Carteiro Chegou, dos autores Janet e Allan Ahlberg. As crianças tiveram sessões de desenhos nas quais expressaram os desejos e as vivências no espaço escolar.

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Publicado

09/09/2024

Como Citar

Martins Guarezi, M. ., & Pandini Simiano, L. . (2024). A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: Um olhar para a inserção educacional de crianças imigrantes no primeiro ano do ensino fundamental. Identidade!, 29(Especial), 89. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/3173