CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS AFRICANOS NO ENSINO DA SOCIOLOGIA NAS EEM NO BRASIL

Authors

  • Monyque Mary Bezerra de Holanda
  • Geórgia Maria Feitosa e Paiva
  • Maria Erislene Almeida da Mata

Keywords:

Estudos africanos, conhecimento, sociedade

Abstract

O trabalho busca analisar o quão é importante a efetiva inserção dos estudos africanos e quais são as suas contribuições como uma área de conhecimento para o ensino da Sociologia nas Escolas do Ensino Médio no Brasil. Uma vez que os estudos africanos reuni um campo vasto de teóricos e produções fundamentais para a compreensão dos fenômenos sociais, com diferentes ciências, teorias e abordagens. Em termos metodológicos, o trabalho segue uma pesquisa bibliográfica através de diferentes teóricos que debateram sobre a temática e optamos por uma abordagem qualitativa, de forma a analisar as mais variadas nuances que o assunto exige. Pensar como o ensino da sociologia pode ser melhorado ou aprimorado com a inclusão das teorias e análises que fazem parte dos estudos africanos no Ensino Médio no Brasil é uma tarefa que deve merecer atenção de todos. Visto que, esta é uma área que nos fornece diferentes formas e métodos para interpretação do social. Dessa forma, entendemos que a ciência social tem um papel importante neste processo e o seu aprimoramento depende também das abordagens do Sul global, criando espaço para os indivíduos socializarem os aprendizados, principalmente usando ações coletivas e cotidianas.

Published

2024-09-09

How to Cite

Mary Bezerra de Holanda, M. ., Maria Feitosa e Paiva, G. ., & Erislene Almeida da Mata, M. . (2024). CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS AFRICANOS NO ENSINO DA SOCIOLOGIA NAS EEM NO BRASIL. Identidade!, 29(Especial), 69. Retrieved from http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/3148

Issue

Section

SABERES ENDÓGENOS AFRICANOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA