O POLÍTICO NEGRO CARLOS SANTOS E OS DESAFIOS DA VIDA PÚBLICA E PRIVADA

Autores

  • Arilson dos Santos Gomes

Palavras-chave:

Carlos Santos, Identidade negra, Política, Laços familiares

Resumo

Este artigo intenta visibilizar, por intermédio de fontes impressas, a análise de discursos e de documentos de foro íntimo, a trajetória de Carlos Santos (1904-1989) na conjuntura política republicana do Estado do Rio Grande do Sul dos anos 1930 ao final da década de 1960. Evidencia, a partir de sua nomeação como deputado classista até sua assunção como governador, possíveis situações cotidianas vivenciadas pelo político, que se dedicou ativamente à luta pelo ideal de ascensão social de identidade negra e da boa política. Em consonância com essa situação, pretende-se investigar a importância que Carlos Santos dedicava a sua família em meio aos desafios impostos por suas atividades públicas, concluindo-se que ele conciliou a política e os laços familiares, entre os desafios da vida pública e privada.

Biografia do Autor

Arilson dos Santos Gomes

Professor de História da FAPA-RS, Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do RS, Membro do AIC – PPGH – PUCRS, Coordenador do GT Negros – ANPUH-RS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

09/09/2022

Como Citar

Gomes, A. dos S. (2022). O POLÍTICO NEGRO CARLOS SANTOS E OS DESAFIOS DA VIDA PÚBLICA E PRIVADA. Identidade!, 18(2), 179–193. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1844

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.