MULHERES QUILOMBOLAS E EDUCAÇÃO

Autores

  • Carmen Lúcia Ferreira de Souza
  • Lauren Barbosa Antunes
  • Georgina Helena Lima Nunes

Palavras-chave:

Educação, Mulheres quilombolas, Trabalho

Resumo

O Programa de Extensão “Formação Docente e Políticas Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas”, da Universidade Federal de Pelotas, foi desenvolvido nos municípios de Canguçu, Piratini, São Lourenço e Pelotas e tem por objetivo mapear a situação da educação escolar nestes quilombos. Neste percurso, um dos aspectos emergentes, é a situação das mulheres quilombolas que, na sua maioria não ultrapassaram os anos iniciais de escolarização e, muitas delas, nunca chegaram a ingressar na escola por conta de diferentes motivos, entre eles, uma luta pela sobrevivência que as remete a intensivas formas de trabalho tanto no interior da própria comunidade como fora dela. Contudo, nessa complexa relação com um trabalho, na maior parte das vezes voltado à agricultura e desprovida de direitos, se constitui como protagonista de formas peculiares de articular a sobrevivência material às dimensões culturais do seu grupamento étnico que produzem brechas a ciclos de inferioridade e dominação sob a dimensão de gênero/etnia. A luta pelo acesso à escola, à educação infantil, tem sido uma reivindicação histórica, principalmente das mulheres negras, cuja inserção em trabalhos domésticos é majoritária; sua inserção na luta, também, é acompanhada na maioria das vezes, por filhos/as que desde a mais tenra idade as acompanham e vão se politizando como gerações que irão modificando os rumos da histórica.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Ferreira de Souza

Acadêmica de Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação/UFPel.

Lauren Barbosa Antunes

Acadêmica de Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação/UFPel.

Georgina Helena Lima Nunes

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

09/08/2022

Como Citar

Souza, C. L. F. de ., Antunes, L. B. ., & Nunes, G. H. L. . (2022). MULHERES QUILOMBOLAS E EDUCAÇÃO. Identidade!, 18(3), 382–386. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1830