A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA RACIALIZADA

Autores

  • Andre Luis Pereira

Palavras-chave:

Racismo, Juventude, Segurança, Violência

Resumo

A violência é um fenômeno social que tem se manifestado em todos os momentos da história da humanidade, desempenhando importante influência nas relações, e seu significado varia de acordo com o contexto sócio-histórico e com as normas e valores próprios de cada organização social. Principais vítimas da violência urbana, alvos prediletos dos homicidas e dos excessos policiais, os jovens negros lideram o ranking dos que vivem em famílias consideradas pobres e dos que recebem os salários mais baixos do mercado. Eles encabeçam, também, a lista dos desempregados, dos analfabetos, dos que abandonam a escola antes de tempo e dos que têm maior defasagem escolar. No presente trabalho pretende-se problematizar como este significativo contingente populacional vivencia as dinâmicas de violência e insegurança experimentadas em toda a sociedade. Como os jovens negros experimentam esse processo denominado sensação de insegurança? Como vivem a realidade de desigualdade social e econômica e as graves discriminações disseminadas em toda sociedade? Sem a pretensão de responder a tais questões, o texto trata em uma rápida exposição algumas destas questões tentando suscitar novas controvérsias.

Este artigo é parte de uma discussão mais ampla sobre os sentidos da violência contra os grupos populacionais classificados como minoritários. Ele compõe um conjunto de reflexões que foram produzidas no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, ao longo do Seminário Teórico intitulado: Teorias da Etnicidade, Raça e Racismo, ministrado pelo Prof. Dr. Karl Martin Monsma no ano de 2012.

Biografia do Autor

Andre Luis Pereira

Bacharel em Ciências Sociais. Mestre em Sociologia. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS) (Doutorado). Sociólogo no Observatório da Cidade de Porto Alegre - OBSERVAPOA.

Downloads

Publicado

08/23/2022

Como Citar

Pereira, A. L. (2022). A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA RACIALIZADA. Identidade!, 19(1), 12–22. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1764

Edição

Seção

DOSSIÊ