PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO

HIBRIDAÇÃO E O RACISMO NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS

Autores

  • Maureci Moreira de Almeida
  • Francisco Xavier Freire Rodrigues

Palavras-chave:

Identidade, Telenovelas, Racismo, Hibridação

Resumo

O presente artigo tem foco discutir a questão da relação entre identidade, hibridação e o racismo nas telenovelas. Assim, procuramos apresentar as concepções de identidade segundo Bauman, Hall e Canclini. Destacando, deste último, também a noção de hibridação. Pois, de acordo com estes autores, a identidade, como algo puro e imutável é descartada, constituindo uma mera ficção. O que existem são processos identitários, e estes estão em uma dinâmica de construção e reconstrução. E a ideia de hibridação está relacionada diretamente com a mesma questão, pois, as identidades, por não serem puras, são os resultados das hibridações de diversas culturas e costumes. Sendo assim, as telenovelas brasileiras parecem reforçar uma espécie de pureza da identidade nacional ao evidenciar apenas o fenótipo branco. Desse modo, para quem assiste às novelas brasileiras (tanto os telespectadores nacionais quanto os estrangeiros), podem ter uma falsa impressão de que no Brasil há uma maioria branca e, que se vive em uma democracia racial. Optamos como metodologia, para discutir essas questões, a utilização das concepções de Joel Zito Araújo, que trata especificamente do problema do racismo, sobretudo nos produtos audiovisuais. Com base nos autores mencionados, faremos uma análise sobre o processo de hibridização que está presente na construção das identidades que repercuti nas telenovelas de modo racista e excludente.

Este trabalho conta com o financiamento da FAPEMAT - Fundação de amparo à pesquisa do Estado de Mato Grosso.

Biografia do Autor

Maureci Moreira de Almeida

Mestrando em Estudo de Cultura Contemporânea – ECCO/UFMT. Especialista em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira pelo NEPRE/UFMT. Bacharel e Licenciado em filosofia pela UFMT. Professor de Filosofia da rede Estadual de Educação.

Francisco Xavier Freire Rodrigues

Doutor em sociologia, Professor do departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT.
Professor do Programa de Pós-graduação de Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO,
do Instituto de Linguagens da UFMT. Coordenador do Grupo de Trabalho Sociologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Sociologia.

Downloads

Publicado

07/31/2022

Como Citar

Almeida, M. M. de, & Rodrigues, F. X. F. (2022). PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO: HIBRIDAÇÃO E O RACISMO NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS. Identidade!, 19(2), 13–27. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1725

Edição

Seção

DIVERSIDADE E IDENTIDADE