O caminho das águas na poesia de Lívia Natália

Autores

  • Sávio Roberto Fonseca de Freitas

Palavras-chave:

Literatura Afro-brasileira de autoria feminina, Mitologia Yorubá, Poesia Contemporânea

Resumo

A produção literária afro-brasileira de autoria feminina cada vez mais reforça a presença das temáticas voltadas às crenças afro-brasileiras na Literatura Brasileira Contemporânea. Nos versos de Lívia Natália percebemos a devoção da voz poética à deusa das águas doces, o orixá feminino Oxum, entidade yorubá que representa a feminilidade, a fertilidade, a beleza, o amor e a maternidade. O objetivo de nosso estudo é desenvolver uma análise dos poemas da coletânea Água Negra, mostrando como o caminho das águas desenha os versos de Lívia Natália e dá voz a um discurso afro-feminino que corrobora com a religiosidade afro-brasileira a partir de uma poética que se constrói sob o comando do imaginário mitológico yorubá.

Biografia do Autor

Sávio Roberto Fonseca de Freitas

Doutor em Letras pela UFPB. Mestre em Teoria da Literatura e Especialista em Literatura Brasileira pela UFPE. Graduado em Letras pela FAFIRE. Professor de Literaturas de Língua Portuguesa na UFRPE.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Freitas, S. R. F. de. (2022). O caminho das águas na poesia de Lívia Natália. Identidade!, 20(2), 103–111. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1525

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)