A educação antirracista e o poema “tem gente com fome”, de Solano Trindade

Autores

  • Eder Ahmad Charaf Eddine
  • Luciano de Jesus Gonçalves

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Educação para as relações étnico-raciais, Poesia na sala de aula

Resumo

O contexto da produção desse trabalho é o cenário de implantação da Lei 10.639/2003, que dispõe sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira. Nesse sentido, nossa construção debate a efetivação do documento legal em face de práticas escolares cotidianas. Para isso, o trabalho está dividido em três partes. Na primeira, tratamos sobre o currículo escolar e a educação para as relações raciais; a segunda discorre sobre a literatura e a questão do negro na sociedade; e, por fim, na terceira, analisamos o poema de Solano Trindade, evidenciando tal texto como um motivador para questões antirracistas em sala de aula. Como resultado das discussões, apontamos a importância do trabalho com a literatura e autores não canônicos em face das demandas legitimadas por legislação específica.

Biografia do Autor

Eder Ahmad Charaf Eddine

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Palmas, Tocantins, Brasil. Email: ederahmad@uft.edu.br.

Luciano de Jesus Gonçalves

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO. Colinas do Tocantins, Tocantins, Brasil. Email: luciano.jesus@ifto.edu.br.

Downloads

Publicado

04/16/2022

Como Citar

Eddine, E. A. C., & Gonçalves, L. de J. (2022). A educação antirracista e o poema “tem gente com fome”, de Solano Trindade. Identidade!, 21(1), 53–64. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1505

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE