Movimento Negro Unificado e política

sobre a possibilidade de apreender militantes como protagonistas políticos (1978-1988)

Autores

  • Mírian Cristina de Moura Garrido

Palavras-chave:

Movimento Negro Unificado, Ditadura Militar, Atuação Política, Democracia racial, Luta antirracista

Resumo

“Havia 20 mil pessoas em volta para ver 2 mil pessoas apanharem” afirmaram militantes que estavam presente no Ato Público de lançamento do Movimento Negro Unificado (MNU). Dificilmente seria diferente, afinal a manifestação pública contra a situação vivenciada pelos negros ocorria em 1978 durante a Ditadura Militar e essa conduta poderia facilmente ser enquadrada criminalmente como atividade subversiva. Assim é válido buscar compreender o que aspiravam aqueles dois mil? Qual o papel político que buscavam desempenhar ou alcançar? Para entender essas e outras indagações o artigo visa aprender o MNU como categoria política e estudá-lo no campo da Nova História Política, referendado por leituras de René Rémond. Mesmo que não existam respostas conclusivas, a intenção é divulgar e promover o debate sobre a ação de uma parcela da sociedade brasileira que busca visibilidade para seus problemas históricos.

Biografia do Autor

Mírian Cristina de Moura Garrido

Doutoranda em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/ Campus de Assis. Pesquisa em andamento, financiada pela Agência de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, Processo nº 2013/14210-7. E-mail: miriangarrido@hotmail.com.

Downloads

Publicado

04/16/2022

Como Citar

Garrido, M. C. de M. (2022). Movimento Negro Unificado e política: sobre a possibilidade de apreender militantes como protagonistas políticos (1978-1988). Identidade!, 21(1), 33–42. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1482

Edição

Seção

DIVERSIDADE E IDENTIDADE