Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Identidade! (ISSN 2178-437X), Qualis A2 - Quadriênio (2017-2020) é um periódico online semestral multidisciplinar de livre acesso  do Grupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênico. Dele participam docentes e estudantes dos cursos da Faculdades EST e de outras Instituições. Sua meta é fortalecer o diálogo na área das ciências humanas a partir do fenômeno religioso, considerando a realidade de comunidades afrobrasileiras, indígenas, comunidades de fé, movimentos e organizações sociais. Promove atividades de formação acadêmica e comunitária. A revista publica textos inéditos e revistos em português, inglês e espanhol, em língua vernácula e traduzidos, de docentes e discentes vinculados a um programa de pós-graduação que versem sobre a questão negra em diferentes contextos sociais, culturais, religiosos, temas atinentes à questão da diversidade e da identidade, especialmente, no contexto brasileiro. Tem por finalidade ser um espaço de reflexão interdisciplinar e inter-religiosa, estimulando o debate por meio da divulgação da produção acadêmica e científica sobre temas relacionados à questão negra nas diferentes ciências. Está sob a coordenação geral da Profª. Ms. Selenir C. Gonçalves Kronbauer, professora da Disciplina História e Cultura Afro-Brasileira, da Escola Superior de Teologia.

Missão: Promover a socialização da produção acadêmica acerca da questão negra. Ser um registro histórico e público do debate científico de temas atinentes à negritude, à identidade e à diversidade. Propagar o conhecimento científico acerca da questão negra.

AVALIAÇÃO QUALIS CAPES

Oficialmente a Revista Identidade! foi classificada como Qualis A2 no último Quadriênio 2017-2020, conforme Plataforma Sucupira!

https://sucupira.capes.gov.br

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO GRUPO IDENTIDADE

Histórico do grupo: Com a chegada do Prof. Phd. Dr. Peter Nash em 1996, formou-se um grupo composto em sua maioria por estudantes negros da graduação da EST responsáveis pelo programa "Negritude na Bíblia e na Igreja Luterana". Mais tarde, devido à demanda da pesquisa, integraram-se ao grupo estudantes da pós-graduação de diferentes denominações eclesiais e religiosas.

Em 2018 o grupo de pesquisa acadêmica Identidade mudou o seu nome para "Identidade Étnica e Interdisciplinaridade"  e realiza estudos e pesquisas a partir de um enfoque interdisciplinar, intercultural e macroecumênico. Dele participam docentes e estudantes dos cursos da Faculdades EST e de outras Instituições. Sua meta é fortalecer o diálogo na área das ciências humanas a partir do fenômeno religioso, considerando a realidade de comunidades afrobrasileiras, indígenas, comunidades de fé, movimentos e organizações sociais. Promove atividades de formação acadêmica e comunitária. Repercussões: Cursos de capacitação e palestras para docentes e agentes comunitários; comunicações de pesquisa em eventos na área Ciências Humanas; participação em Congressos e Simpósios da área e afins; publicação de artigos em periódicos e organização de livros.

INDEXADORES

Este periódico está indexado no Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - Oasisbr , no Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras, na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas) e no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal).Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A revista Identidade! (ISSN 2178-437X), Qualis A2 - Quadriênio (2017-2020) é destinada a pesquisadores, professores, clérigos de instituições religiosas, estudantes e ao público em geral como fonte de conhecimento e pesquisa e divulgação de temas relativos à questão negra. Possui o propósito de socializar pesquisas, de ser um registro histórico e promover o acesso à construção do conhecimento relativa à questão negra. Possui uma versão online sem restrições de acesso.

A revista é multidisciplinar e aceita textos (artigos e resenhas) no formato do Microsoft Word 2003 ou 2007 (extensão .doc ou .docx) de docentes e discentes vinculados a núcleos e grupos de pesquisa de programas de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, especialmente, as ciências humanas, desde que a temática esteja vinculada a um tema atinente à questão negra. Os textos devem ser submetidos pelo portal da revista, mediante cadastro e criação de login e senha (Open Journal Systems).

Todos os interessados podem se cadastrar no portal da revista como leitor, autor e avaliador, sendo este último sujeito à aprovação do editor-gerente da revista. A aprovação de avaliadores se dá mediante o preenchimento dos critérios de seleção - qualificação na área - e o encaminhamento de textos ocorre mediante a demanda na área de atuação e o interesse de avaliação (tópicos e especialidades).

Todos os textos são submetidos ao exame simultâneo de dois avaliadores externos designados ad hoc, integrantes do Conselho Científico do periódico pelo sistema de Avaliação Cega (BlindReview). Nem os autores nem os avaliadores terão seus nomes divulgados durante a avaliação. Os avaliadores possuem um prazo de até quatro semanas para emitirem um parecer favorável, desfavorável ou favorável sob condições de revisão. Um terceiro avaliador pode ser consultado, caso haja divergência de opinião nos pareceres. Este terceiro avaliador terá igualmente um prazo de até quatro semanas para emitir seu parecer.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

NOMINATAS DE PESSOAS AVALIADORAS

Lista das pessoas participantes do conselho científico – pessoas avaliadoras dos textos – ad hoc.

2021

  • Cauê Fraga Machado (UFRGS-Brasil)
  • Claudio Eduardo Rodrigues (UFVJM - Brasil)
  • Dandara Rodrigues Dorneles (UFRGS-Brasil)
  • Elivaldo Serrão Custódio (UEAP -Brasil)
  •  Emili Almeida da Conceição (UnB-Brasil)
  • Enio José da Costa Brito (PUC/SP-Brasil)
  • Erico Carvalho (UFRGS-Brasil)
  • Hendrix Silveira (Faculdades EST- Brasil)
  • Iuri Andreas Reblin (Faculdades EST – Brasil)
  • Janine ‘Nina Fola’ Cunha – Coordenação Geral do Dossiê (UFRGS – Brasil)
  • José Carlos Gomes dos Anjos (UFRGS - Brasil)
  • José Ivo Follmann (UNISINOS – Brasil)
  • Junara Nascentes Ferreira  (UFRGS e GHC - Brasil)
  • Leonardo Oliveira de Almeida (UFC-Brasil)
  • Luana Rosado Emil (UFRGS-Brasil)
  • Luís Tomás Domingos (UNILAB/Ceará - Brasil)
  • Luiza Dias Flores (UFAM-Brasil)
  • Marco Poglia (UFRGS-Brasil)