O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO RITMO DE PERCUSSÃO DAS MÚSICAS POPULARES DO MARABAIXO

Autores

  • Claudionor de Oliveira Pastana Universidade Estadual do Amapá
  • Ana Paula Silva da Silva Amaral Universidade do Estado do Amapá
  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade Estadual do Amapá

Palavras-chave:

Percussão, Matemática, Ensino, Cultura, Marabaixo

Resumo

Esta investigação traz, em referência inicial, uma abordagem conceitual acerca da relação matemática com a música, abordando a importância da escala pitagórica como elemento da constituição musical. Posteriormente abordamos o Marabaixo como elemento de manifestação cultural e tradicional do Amapá, explorando a seu ritmo e musicalidade. O presente artigo procura compreender a relação matemática da escala pitagórica com o processo de execução e transcrição musical do Marabaixo. A pesquisa foi de cunho qualitativa exploratória descritiva através de estudo de caso na perspectiva de Bogdan e Biklen (2013). Os resultados apresentaram indícios da relação matemática musical com os saberes musicais e tradicionais da cultura do Marabaixo, em que os toques podem ser representados pela escala pitagórica.

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Publicado

08/15/2023

Como Citar

de Oliveira Pastana, C. ., Silva da Silva Amaral, A. P. ., & Serrão Custódio, E. . (2023). O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO RITMO DE PERCUSSÃO DAS MÚSICAS POPULARES DO MARABAIXO. Identidade!, 28(1), 128–144. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2632

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