OH TIO, ESTE JESUS NEM BRANCO É!

REPENSANDO A IMAGÉTICA DE CRISTO ATRAVÉS DA CULTURA VISUAL, UM CONTRIBUTO À TEOLOGIA NEGRA E AFRICANA

Autores

  • Emiliano Jamba António João FTL/Campinas

Palavras-chave:

Jesus, Embranquecimento, Teologia Negra, Teologia Africana, Iconografia

Resumo

O presente texto insere-se dentro das discussões atinentes à Teologia Negra e à Teologia Africana. Nele buscamos desconstruir e compreender o processo de embranquecimento em torno da figura de Cristo. A melhor forma de descontruir este imaginário é partindo da história. Contudo, mesmo partindo da história, a resolução deste problema não se mostra assim tão fácil, pelo fato desta figura transcender igualmente a própria história. É diante deste fato que procuramos, neste texto, atrelar a teologia à história, acrescentando, obviamente, um outro elemento, que nós estamos denominando aqui de cultura visual, ou, simplesmente, iconografia. Este terceiro elemento é importante na medida em que foi através dele que se deu a  disseminação uniforme da imagética que temos a respeito do Jesus Branco.

Biografia do Autor

Emiliano Jamba António João, FTL/Campinas

Mestrando em História Social pela UNICAMP; Graduado em Teologia e em Direito; Especialista em Docência em Filosofia e Teologia contemporânea; em Direitos Humanos e em Direito Constitucional; Membro do GT-Teologia e Negritude, Vinculado a FTL/Campinas. Contato: emilianojamba1@gmail.com.

Downloads

Publicado

11/16/2022

Como Citar

João, E. J. A. (2022). OH TIO, ESTE JESUS NEM BRANCO É! REPENSANDO A IMAGÉTICA DE CRISTO ATRAVÉS DA CULTURA VISUAL, UM CONTRIBUTO À TEOLOGIA NEGRA E AFRICANA. Identidade!, 27(1), 73–104. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2066

Edição

Seção

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.