A EJA QUILOMBOLA DO PROJETO BB EDUCAR

Autores

  • Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira

Palavras-chave:

EJA, Projeto BB Educar, Educação popular

Resumo

O presente artigo se insere no âmbito da pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Diversidade, tendo como objeto o Projeto Social BB Educar EJA Quilombola no RS, da Fundação Banco do Brasil, executado em comunidades quilombolas gaúchas. A pesquisa apresenta o que, onde e quando aconteceu o Projeto; suas especificidades, a partir de uma análise dos conteúdos programáticos do curso de formação de alfabetizadoras e alfabetizadores, buscando relacioná-los aos pressupostos da educação popular freireana. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as formas assumidas nas práticas pedagógicas do Projeto BB Educar EJA Quilombola na Comunidade Quilombola Capororocas, em Tavares/RS, fruto da parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e o Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que assumiu como passos metodológicos a prática investigativa a partir do diálogo e do olhar atento aos relatos de docentes do Projeto BB Educar EJA Quilombola.

Biografia do Autor

Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira

Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira é bacharel, mestra e doutoranda em Teologia, na área Religião e Educação, do Programa de Pós-Graduação das Faculdades EST. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Título da dissertação de Mestrado: As ações educativas do Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), sob a orientação do Prof. Dr. Evaldo Luis Pauly. O tema de pesquisa do doutorado é “Teologia e Ciências da Religião: tensões e possibilidades pedagógicas”, sob a orientação do Prof. Dr. Roberto Zwetsch Contato: liliancsilva13@gmail.com.

Downloads

Publicado

09/28/2022

Como Citar

Lira, L. C. da S. P. de. (2022). A EJA QUILOMBOLA DO PROJETO BB EDUCAR. Identidade!, 17(2), 205–220. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1927

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE