COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE SANTA CATARINA

UM OLHAR A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA MORRO DO BOI

Autores

  • Dalva Rosana D. Gianesini
  • Jackeline Aparecida Amler
  • Luíz Wilmar Kmetzki
  • Marcos Rodrigues da Silva
  • Rogério Tridapalli Junior

Palavras-chave:

Comunidades Quilombolas, Santa Catarina, História

Resumo

A presente produção busca socializar uma aproximação à leituras e pesquisas envolvendo Comunidades Remanescentes Quilombolas do Estado de Santa Catarina. Relatos de uma visita à Associação Quilombola Morro do Boi, localizada na cidade de Balneário Camboriú identificam riquezas de um grupo social impar e ao mesmo tempo registram o quanto estas comunidades ainda sofrem discriminação e preconceito nas sociedades contemporâneas. Conviver com a diversidade na ótica da sabedoria, alteridade e conhecimento abre e constrói possibilidades históricas, políticas e culturais de vida em e com dignidade para toda a humanidade.

Biografia do Autor

Dalva Rosana D. Gianesini

Licenciado em Pedagogia. Cursando Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso e membro GPEAD/FURB. Contato:r_dalsegio@hotmail.com.

Jackeline Aparecida Amler

Licencianda em Pedagogia. Cursando Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso e membro GPEAD/FURB. Contato:jakeamler@yahoo.com.br

Luíz Wilmar Kmetzki

Licenciado em História UNIFEBE. Membro GPEAD/FURB. GPEAD/FURB. Contato: luizwilmar@yahoo.com.br.

Marcos Rodrigues da Silva

Doutorando em Ciências da Religião (PUC/SP), Mestre em Teologia (FNSA/SP). Docente na UNIASSELVI/SC. Integra o Grupo de Estudos Atabaque, Teologia e Cultura Negra, da Associação de Teólogos do Terceiro Mundo – ASETT (SP); Núcleo de Estudos Negros – NEN (SC) e Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (FURB/SC). Contato: marcorit@gmail.com.

Rogério Tridapalli Junior

Tecnólogo em Gestão Pública. Licenciando em Ciências da Religião-Licenciatura em Ensino Religioso e membro do GPEAD/FURB. Contato: juniortrida@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

09/28/2022

Como Citar

Gianesini, D. R. D., Amler, J. A., Kmetzki, L. W., Silva, M. R. da, & Tridapalli Junior, R. (2022). COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE SANTA CATARINA: UM OLHAR A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA MORRO DO BOI. Identidade!, 17(2), 172–188. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1923

Edição

Seção

DIVERSIDADE E IDENTIDADE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)