A dominação masculina e a violência simbólica contra a mulher no discurso religioso

Autores

  • Maria Elizabeth Rodrigues
  • Geraldo Barbosa do Nascimento
  • Eunice Maria Nazarethe Nonato

Palavras-chave:

Dominação masculina, Mulher, Violência simbólica, Religião

Resumo

A violência contra a mulher, pautada neste artigo, é assunto amplamente discutido nas diversas áreas do conhecimento, dentre elas os estudos territoriais, cujos objetivos concentram-se em buscar soluções que vislumbrem a promoção da mulher na sociedade, como pessoa dotada de direitos. Este trabalho busca discutir a dominação masculina, geradora da violência simbólica contra a mulher, presente no discurso religioso que legitima o processo da supremacia masculina, a partir do contexto histórico da família patriarcal e da teoria abordada por Pierre Bourdieu (2014). Esta obra de Bourdieu apresenta elementos importantes para análise da questão da dominação masculina, ao considerar a existência da violência simbólica contra a mulher, partindo do pressuposto de que as sociedades ocidentais cultivam os mesmos princípios arraigados na sociedade de Cabila, na Argélia, local onde o autor se dedicou a este estudo, e consequentemente, à escrita do livro referenciado. A metodologia utilizada neste trabalho baseou-se numa revisão bibliográfica sobre o tema. Considerou-se a perspectiva descritiva para a abordagem e as contribuições de Engels (1975), Muraro (2003), Beauvoir (1982) e Belizário (2006), Giordani (2003), Del Priore (1990), Gebara (2000), Perrot (2003), Borin (2007), Jarsche e Nanjari (2008), dentre outros. Conclui-se que a dominação masculina foi uma criação do homem com o surgimento da família monogâmica e patriarcal, após o curto período de domínio do matriarcado, na fase pré-histórica. E, que, para a legitimação e a reprodução dessa estrutura social foi fundamental o papel da religião cristã, com a exortação à prática continuada de submissão e obediência da mulher ao homem que, por meio da violência simbólica, naturaliza e perpetua essa relação de poder. A libertação dessa dominação masculina só se pode realizar mediante a liberação dos homens das mesmas estruturas territoriais que contribuem para essa imposição. Se as mulheres são submetidas a um trabalho de socialização que as leva à diminuição e negação de suas virtudes, os homens também são prisioneiros dessa mesma estrutura, e, algumas vezes sem perceberem, sujeitos dessa mesma representação e violência. A reconstrução das territorialidades que resguardam a dignidade feminina passa, pois, pela reversão das estruturas sociais, que consagram e reproduzem o mito da inferioridade feminina em confronto com o homem. São muitas as conquistas obtidas pelos movimentos feministas no espaço social e político, mas também é verdadeiro que persiste a dominação masculina em todos os campos da vida da mulher. Afinal, se homens e mulheres nascem iguais como seres humanos, estes deveriam partilhar o mesmo território da igualdade.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Rodrigues

Mestranda do Curso de Gestão Integrada do Território – Universidade Vale do Rio Doce.

Geraldo Barbosa do Nascimento

Mestrando do Curso de Gestão Integrada do Território – Universidade Vale do Rio Doce. Professor da Fundação Educacional Nordeste Mineiro.

Eunice Maria Nazarethe Nonato

Professora Doutora do Curso de Gestão Integrada do Território – Universidade Vale do Rio Doce.

Downloads

Publicado

05/23/2022

Como Citar

Rodrigues, M. E., Nascimento, G. B. do, & Nonato, E. M. N. (2022). A dominação masculina e a violência simbólica contra a mulher no discurso religioso. Identidade!, 20(1), 78–97. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1580

Edição

Seção

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA