https://revistas.est.edu.br/tear/issue/feed Tear Online 2025-12-02T14:57:20-03:00 Júlio Cézar Adam [email protected] Open Journal Systems <p><strong>TEAR ONLINE - </strong>é um periódico semestral eletrônico de livre acesso do Beatitude: Centro de Espiritualidade, Psicologia e Bem Viver e do Centro de Recursos Litúrgicos (CRL), ligada aos grupos de pesquisa Espiritualidade, Religião Vivida e Teologia Prática; Igreja e Mídia e Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST. A revista publica textos inéditos e revistos em português e espanhol de estudantes, professores e pesquisadores nacionais e estrangeiros na área da espiritualidade na interface com o culto cristão, a mídia, a educação e a saúde, além de textos interdisciplinares em diálogo com a ciências humanas, atuando como um canal de socialização do conhecimento e de pesquisas na área da espiritualidade e do bem viver.</p> <p><strong>ISSN Eletrônico: 2238-8516</strong></p> <p><strong>Qualis A4</strong> (segundo base de dados de 2017-2020)</p> <p> </p> <p><span style="font-weight: 400;"><strong>⚠️ Para as submissões de artigos para a Revista Tear é obrigatório utilizar o<em> template </em>disponível no<em> link</em> abaixo: </strong></span></p> <p><a title="Template artigo REVISTA TEAR" href="https://drive.google.com/drive/folders/1SiuXgBkgea8OoSaR-rSpncXCyAlOFqzk?usp=drive_link">https://drive.google.com/drive/folders/1SiuXgBkgea8OoSaR-rSpncXCyAlOFqzk?usp=drive_link</a></p> <p> </p> <p> <strong>► <u>Chamada para o Dossiê 2026.1 e 2026.2</u> ◄</strong></p> <p><strong>✔ </strong><strong><u> 2026.1 Cristianismo em Crise? Desafios e Ressignificações no Mundo Contemporâneo</u></strong></p> <p>Ao longo de sua história, o cristianismo marcou profundamente a cultura, a espiritualidade e a vida comunitária em diferentes partes do mundo. Hoje, porém, vive um tempo de tensões e transformações: em alguns contextos, sofre perseguições abertas; em outros, enfrenta a indiferença, a secularização e o enfraquecimento do vínculo institucional. Ao mesmo tempo, cresce o desafio de tornar viva e significativa a mensagem de Jesus em meio a sociedades marcadas pelo individualismo, pela crise de sentido e pela busca de novas formas de espiritualidade.</p> <p>Este dossiê convida pesquisadores e pesquisadoras das áreas de Teologia, Ciências da Religião, Psicologia e de outros campos afins a refletirem sobre a relevância do cristianismo na contemporaneidade, explorando suas crises e possibilidades. Pretende-se discutir como os ensinamentos de Jesus continuam a inspirar práticas de amor, compaixão e justiça; de que forma sua pedagogia, marcada por gestos e encontros, pode dialogar com o ser humano do mundo contemporâneo; e como a fé cristã pode se expressar hoje como testemunho vivo, capaz de gerar esperança, solidariedade e novos horizontes de sentido.</p> <p><span style="font-weight: 400;"><strong>❗ Prazo final para submissão de artigos 2026.1: 30 de junho</strong></span></p> <p> </p> <p><strong>✔ </strong><strong><u> 2026.2 Espiritualidade e Arte Contemporânea</u></strong></p> <p>Estudar como diferentes expressões artísticas atuais (artes visuais, teatro, cinema, dança) dialogam com a espiritualidade, rompendo fronteiras tradicionais e abrindo novas linguagens.</p> <p>O presente dossiê propõe um diálogo entre espiritualidade e arte contemporânea, explorando como diferentes expressões artísticas — artes visuais, cinema, teatro, dança, performance e instalações — traduzem, provocam e reinventam experiências do sagrado e do transcendente. Em um mundo plural e em constante transformação, a arte contemporânea, com sua liberdade criativa e capacidade de provocar rupturas, oferece novas linguagens para a expressão e a vivência espiritual. Serão bem-vindos artigos, ensaios e resenhas que analisem obras, artistas, movimentos e contextos nos quais a espiritualidade se entrelaça com a produção artística, seja reafirmando tradições religiosas, seja experimentando formas inéditas de simbolizar o transcendente. O dossiê também se abre para investigações sobre como a arte, em suas múltiplas formas, contribui para o diálogo inter-religioso, para a crítica social e para o cuidado com a vida.</p> <p><strong><span style="font-weight: 400;">❗</span> Prazo final para submissão de artigos 2026.2: 30 de setembro</strong></p> https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4190 A ESCRITURA SAGRADA E O MODO DE VIVER DOS PRIMEIROS CRISTÃOS BASEADO EM ATOS 2.42-47 2025-11-07T07:36:42-03:00 Silas Majdalani de Cerqueira [email protected] <p>O propósito deste trabalho é analisar o valor que a igreja primitiva atribuía à Escritura Sagrada e o reflexo disso no seu modo de viver. A perspectiva bíblica do tema foi delimitada a partir de Atos 2.42-47. O verso 42 ocupa um relevante espaço nesse contexto, tendo em vista que além de iniciar a secção temática que trata sobre cotidiano dos primeiros convertidos, nele se encontram os fundamentos que norteavam esse estilo de vida. Por essa razão, será feita uma análise mais detalhada deste versículo, refletindo sobre o texto na língua grega, as versões de tradução, a crítica textual e os vocábulos nele escritos. Com base em Atos 2.42-47 verifica-se que entre os primeiros cristãos o Texto Sacro tinha o papel central, sendo o conteúdo principal da sua mensagem, além de ser reproduzido em atitudes no viver diário, inclusive afetando a vida deles integralmente. Tal valorização trouxe como resultado uma revolução na própria sociedade em que eles estavam inseridos. A metodologia utilizada nesta pesquisa é bibliográfica. Que o exemplo descrito na perícope estudada inspire a igreja evangélica contemporânea na direção de prestigiar a Bíblia. Restaurar o apreço pela Escritura é recolocar a igreja no cumprimento da sua razão de existir: ser uma emissora da sinfonia do amor e da graça em um mundo ruidoso, tornando assim um agente transformador. Logo, resgatar a centralidade da Bíblia, aproximando-nos do exemplo dos primeiros cristãos, significa restabelecer uma função de relevância da igreja perante a sociedade.</p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tear Online https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4244 O CANTO E A PALAVRA 2025-11-11T21:17:29-03:00 Odilon Duffeck [email protected] Marcelo Ramos Saldanha [email protected] <p>O artigo analisa os fundamentos teológicos e históricos da relação entre música e liturgia cristã, com ênfase na contribuição de Martim Lutero durante a Reforma Protestante. Argumenta-se que a música sacra é um meio essencial de expressão teológica e participação comunitária, e não mero ornamento estético. A pesquisa, de caráter bibliográfico e histórico-teológico, revisita os escritos de autores como Söhngen (1961), Schalk (2006), Ewald (2014) e Kato (2017). Demonstra-se que a Reforma restaurou a música como <em>ars vivendi</em>, integrando-a à teologia e à proclamação da Palavra. A teologia luterana da música como dom divino (<em>donum Dei</em>) e “voz viva do Evangelho” (<em>viva vox evangelii</em>) fundamenta o canto congregacional como expressão do sacerdócio universal. O estudo conclui que a unidade entre Palavra e melodia deve orientar a prática litúrgica e a composição de hinos, reafirmando o papel da música como meio de fé, anúncio e comunhão. </p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tear Online https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4214 A CONDUÇÃO MUSICAL NO CULTO CRISTÃO 2025-10-20T14:32:41-03:00 Louis Marcelo Illenseer [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo apresenta um caráter, quiçá, mais pastoral que acadêmico. Levanta algumas pistas para a compreensão da prática da condução da música do culto cristão como prática da proclamação da Palavra de Deus, na dimensão do Sacerdócio Geral de todas as pessoas que creem. Argumenta que há processos horizontais que elucidam o fazer musical como proclamação do Evangelho no contexto das comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), valorizando as práticas que envolvem a inclusão de mais pessoas na condução da música de culto.</span></p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tear Online https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4181 ENSAIOS DE BANDAS JOVENS COMO EXPERIÊNCIA DE ESPIRITUALIDADE E COMUNHÃO 2025-10-27T15:19:57-03:00 Daniela Weingärtner [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo aborda os ensaios das Bandas Jovens no contexto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), analisando-os como práticas formativas em que se articulam música, espiritualidade, pedagogia e vivência comunitária. O estudo tem como objetivo compreender os ensaios como espaços de vivência, aprendizado e expressão da religiosidade, ressaltando suas dimensões teológicas, pedagógicas e comunitárias. A metodologia adotada é de cunho bibliográfico e exploratório, ancorada em uma leitura decolonial que busca evidenciar como essas práticas musicais desafiam lógicas coloniais e produtivistas e afirmam formas autênticas de espiritualidade e comunhão. O texto aponta para a ideia de que os ensaios das Bandas Jovens são mais do que preparação para apresentações, pois constituem experiências significativas de formação, resistência epistemológica e construção de </span><em><span style="font-weight: 400;">koinonia</span></em><span style="font-weight: 400;">, desafiando paradigmas litúrgicos e eclesiológicos eurocêntricos e contribuindo para uma prática teológica situada e contextual. Por fim ressalta-se a urgência de se pensar teologicamente o musicar da IECLB.&nbsp;</span></p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tear Online https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4215 A ESPIRITUALIDADE DA OBRA MISSIONÁRIA DE METAIS NA IECLB 2025-11-08T07:17:04-03:00 Dionata Rodrigues de Oliveira [email protected] Eriksson Mateus Tomaselli [email protected] <p>Este artigo explora a espiritualidade da Obra Missionária de Metais na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), enfocando como a música e a missão se entrelaçam na prática da fé e na formação de comunidade, com base em referências bíblicas e históricas. Dedica-se, também, a estudar a espiritualidade da Obra Missionária de Metais na IECLB, explorando aspectos bíblicos, históricos e contextuais para reflexão prática do tema. Além de sua importância litúrgica, a OMMA também desempenha um papel fundamental na formação de comunidade, especialmente entre os jovens, servindo como um ponto de integração entre a música e a prática de fé. Essa obra missionária contribui para o fortalecimento da identidade luterana, enquanto também promove o engajamento social e diaconal. A metodologia do artigo é de pesquisa documental e utiliza as poucas referências e pesquisas existentes para compreender a relação da missão e da diaconia presentes na espiritualidade da OMMA. Percebe-se, assim, que a exemplo de outras teorias da teologia prática, muitas ações missionárias e diaconais são feitas, mas carecem de iniciativas de registro e pesquisa acadêmica sobre elas. Ao final, o artigo se propõe à reflexão metodológica sobre a espiritualidade existente na respetiva obra pesquisada.</p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tear Online https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4125 'CAMINHOS DE FÉ' 2025-07-28T09:19:44-03:00 Odete Liber de Ameida Adriano [email protected] Julio Cézar Adam [email protected] Ana Carolina Paranhos Assunção [email protected] <p>Este artigo procura fazer uma abordagem da canção “Andar com Fé”, de Gilberto Gil, a partir de contribuições da Teologia Prática e da religião vivida e espiritualidade. Entre a diversidade de subáreas existentes na Teologia Prática, a religião vivida surge como conceito hermenêutico da chamada virada empírica nos estudos da sociologia da religião em meados do século XX, como forma de identificar elementos e manifestações religiosas fora do contexto religioso. Em meio à identificação desses elementos e manifestações religiosas, a canção “Andar com Fé” é um exemplo de que fora da instituição religiosa é possível vivenciar e experimentar a espiritualidade e a religiosidade. O artigo, a partir da pesquisa bibliográfica, faz num primeiro momento uma contextualização sobre a <em>Teologia Prática</em>. Em seguida, faz alguns apontamentos sobre a religião vivida como hermenêutica da Teologia Prática. Por último, apresenta um detalhamento da música “Andar com Fé”.</p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tear Online https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4191 BOSSA TERAPÊUTICA 2025-10-01T13:45:33-03:00 Diana Diniz de Carvalho [email protected] Cláudia Diniz de Carvalho e Souza [email protected] Laude Erandi Brandenburg [email protected] <p>O presente estudo investiga a relação entre música, religião e espiritualidade, destacando seus efeitos terapêuticos, sociais e de promoção da saúde, com ênfase na população idosa. O objetivo foi compreender como experiências musicais contribuem para o desenvolvimento da espiritualidade, o bem-estar emocional, a redução do estresse e a melhoria da qualidade de vida, em vivências individuais e coletivas. Também se analisou a aplicação da música em práticas terapêuticas, como a Musicoterapia, e sua capacidade de integrar dimensões emocionais, cognitivas, sociais e espirituais. A pesquisa adotou abordagem exploratória e revisão bibliográfica, reunindo evidências sobre a influência da música em processos psicológicos, fisiológicos e espirituais. Foram considerados estudos em biomedicina, Musicoterapia e literatura sobre canto coral com pessoas idosas, música em contextos religiosos e culturais, contemplando impactos na saúde mental, na socialização e no desenvolvimento pessoal. Essa metodologia possibilitou identificar padrões de uso da música e sua correlação com espiritualidade, bem-estar e integração social. Os resultados indicam que a música pode mediar experiências espirituais, reduzir ansiedade e estresse, fortalecer a resiliência emocional e promover senso de pertencimento. Em contextos religiosos, amplia a percepção de transcendência, estimula memória e cognição e gera estados de calma e prazer, sendo especialmente relevante para pessoas idosas. Conclui-se que música e espiritualidade são dimensões centrais da experiência humana, capazes de favorecer saúde, qualidade de vida e práticas sociais e educativas voltadas ao cuidado integral.</p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tear Online https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4177 MÚSICA NA UTI PEDIÁTRICA E CUIDADO CENTRADO NA FAMÍLIA 2025-12-01T18:11:34-03:00 Nilton Eliseu Herbes [email protected] Gabriel Lira Barra [email protected] <p>Este artigo apresenta a atuação do Grupo Saracura no Sabará Hospital Infantil e examina a contribuição da música para o cuidado em saúde na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica a partir da perspectiva do cuidado centrado na família. Objetivou-se descrever a prática musical especializada à beira-leito, distinguir intervenções musicais de humanização e musicoterapia e discutir seus efeitos percebidos no ambiente, em familiares e na interlocução com a equipe. Adotou-se abordagem descritiva, com base observacional e análise documental, articulada a revisão narrativa de literatura nacional recente. Os resultados incluem a caracterização do programa (inserção institucional, repertório ancorado no cancioneiro popular, protocolos de segurança e pactuação com a equipe) e vinhetas que evidenciam redução de tensão familiar, favorecimento da corregulação criança-cuidador, reorganização da ambiência do leito e facilitação da comunicação família-equipe, com apoio à dimensão espiritual sem proselitismo. A síntese analítica explicita fronteiras e complementaridades entre música hospitalar e musicoterapia e sistematiza recomendações operacionais (triagem clínica, controle de dinâmica/volume, repertório culturalmente significativo e consentimento familiar). Conclui-se que intervenções musicais especializadas, integradas aos fluxos assistenciais, são pertinentes, factíveis e eticamente recomendáveis na UTI pediátrica; quando indicada, a musicoterapia amplia o escopo por meio de objetivos terapêuticos formais, com implicações para institucionalização de protocolos e formação de equipes.</p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tear Online https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4192 Terra Seca 2025-10-27T15:17:47-03:00 Heloysa Helena de Oliveira Tomé [email protected] <p>A música ocupa lugar central na experiência religiosa, funcionando como linguagem estética de acesso ao sagrado, expressão de fé e elemento de coesão comunitária. Este artigo tem como objetivo analisar as conexões entre música e espiritualidade a partir da canção Terra Seca, composta no âmbito católico da Fraternidade São João Paulo II, ao ultrapassar fronteiras confessionais e se converter em um espaço de encontro espiritual universal. O estudo articula revisão bibliográfica sobre música religiosa, religião vivida e circulação digital, buscando compreender os fatores que tornam a canção acessível a diferentes tradições religiosas. De forma ilustrativa, incluem-se comentários de usuários do YouTube, evidenciando experiências de oração, consolo e reflexão que ultrapassam o público católico. A pesquisa contribui para a compreensão da música como mediadora de experiências religiosas, revelando sua função social, emocional e espiritual. Argumenta-se que a canção Terra Seca oferece não apenas uma experiência devocional ou função litúrgica, mas quanto seu impacto digital ao promover experiências espirituais inclusivas e inter-religiosas, alcançando desde sua publicação em março de 2020 a marca de mais de 73 mil de visualizações em um dos canais de Youtube pesquisado. Conclui-se que a canção por meio da circulação digital, representa um fenômeno contemporâneo de música religiosa vivida, proporciona experiências de espiritualidade cotidiana e promove conexão com o sagrado, ultrapassando fronteiras confessionais.</p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tear Online https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4186 SABERES ANCESTRAIS NA INFÂNCIA 2025-10-20T14:35:50-03:00 Sabrina da Silva Braga Lopes [email protected] Maria Gerliane Alves da Silva Freire [email protected] <p>A musicalidade, quando inserida na educação infantil, desempenha papel essencial na formação integral da criança, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional, espiritual e social. No contexto das tradições indígenas, a música é compreendida como elemento sagrado, presente no cotidiano e nas práticas de transmissão cultural, permitindo vivências de calma, atenção e espiritualidade. Nesse cenário, a musicoterapia é incorporada como didática no Projeto Educativo Raízes, não apenas como recurso terapêutico, mas também como metodologia pedagógica capaz de potencializar aprendizagens, estimular a criatividade e favorecer a integração coletiva. O objetivo deste estudo é analisar como a musicalidade indígena, em diálogo com a musicoterapia, pode estimular a espiritualidade e favorecer estados de concentração, tranquilidade e equilíbrio emocional nas crianças da educação infantil. A metodologia fundamentou-se em revisão bibliográfica e na análise de experiências realizadas em contextos escolares e comunitários, com destaque para as práticas desenvolvidas no Projeto Raízes. Entre as ações pedagógicas, destacam-se oficinas de pintura acompanhadas por músicas ancestrais, brincadeiras cantadas e rítmicas, além de momentos de relaxamento guiados por técnicas musicoterapêuticas. Os resultados apontam que a musicalidade indígena, aliada à musicoterapia, contribui para ambientes educativos acolhedores, fortalecendo a escuta, a concentração e o respeito ao silêncio. Além disso, promove a valorização da diversidade cultural, o contato com saberes ancestrais e o fortalecimento dos vínculos afetivos, ampliando a percepção infantil da espiritualidade como dimensão da vida em harmonia com o coletivo e a natureza. Conclui-se que essa integração constitui estratégia pedagógica inovadora e eficaz na educação infantil.</p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tear Online https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4260 Expediente e Editorial 2025.2 2025-12-01T19:07:44-03:00 Odilon Duffeck [email protected] 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tear Online