SABERES ANCESTRAIS NA INFÂNCIA

a musicalidade indígena como prática educativa

Autores

  • Sabrina da Silva Braga Lopes Faculdades EST
  • Maria Gerliane Freire Faculdades EST

Palavras-chave:

Musicalidade; Educação Infantil; Espiritualidade; Música Indígena; Musicoterapia.

Resumo

A musicalidade, quando inserida na educação infantil, desempenha papel essencial na formação integral da criança, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional, espiritual e social. No contexto das tradições indígenas, a música é compreendida como elemento sagrado, presente no cotidiano e nas práticas de transmissão cultural, permitindo vivências de calma, atenção e espiritualidade. Nesse cenário, a musicoterapia é incorporada como didática no Projeto Educativo Raízes, não apenas como recurso terapêutico, mas também como metodologia pedagógica capaz de potencializar aprendizagens, estimular a criatividade e favorecer a integração coletiva. O objetivo deste estudo é analisar como a musicalidade indígena, em diálogo com a musicoterapia, pode estimular a espiritualidade e favorecer estados de concentração, tranquilidade e equilíbrio emocional nas crianças da educação infantil. A metodologia fundamentou-se em revisão bibliográfica e na análise de experiências realizadas em contextos escolares e comunitários, com destaque para as práticas desenvolvidas no Projeto Raízes. Entre as ações pedagógicas, destacam-se oficinas de pintura acompanhadas por músicas ancestrais, brincadeiras cantadas e rítmicas, além de momentos de relaxamento guiados por técnicas musicoterapêuticas. Os resultados apontam que a musicalidade indígena, aliada à musicoterapia, contribui para ambientes educativos acolhedores, fortalecendo a escuta, a concentração e o respeito ao silêncio. Além disso, promove a valorização da diversidade cultural, o contato com saberes ancestrais e o fortalecimento dos vínculos afetivos, ampliando a percepção infantil da espiritualidade como dimensão da vida em harmonia com o coletivo e a natureza. Conclui-se que essa integração constitui estratégia pedagógica inovadora e eficaz na educação infantil.

Biografia do Autor

Maria Gerliane Freire, Faculdades EST

Maria Gerliane Alves da Silva Freire é doutoranda em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), onde atua como bolsista da CAPES até agosto de 2025. Possui mestrado em Religião e Educação (EST, 2019), além de especializações em Assessoria Bíblica (EST, 2016) e em Administração Pública (Faculdade Fortium, 2015). Sua formação de nível superior inclui a graduação em Gestão Pública (Faculdade Fortium, 2012) e o bacharelado em Teologia (Faculdade Evangélica de Brasília - FE, 2008). Como profissional, atua como docente na Faculdade das Nações, em Brasília, DF, e é autora de seis livros publicados. http://lattes.cnpq.br/3952104815083526

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Publicado

01.12.2025

Como Citar

da Silva Braga Lopes, S., & Alves da Silva Freire , M. G. . (2025). SABERES ANCESTRAIS NA INFÂNCIA: a musicalidade indígena como prática educativa . Tear Online, 14(2), 335–350. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4186